O primeiro bando de cangaceiros que se tem conhecimento foi o de Jesuíno Alves de Melo Calado, “Jesuíno Brilhante”, que agiu po volta de 1870. O último foi de “Corisco” (Christino Gomes da Silva Cleto), que morreu em 1940.
A única coisa que a gente mudou foi o nome do cangaceiro (líder do bando). Era para ter sido, desde o começo, Carcará, um pássaro típico no interior. Mas na primeira tradução era Falcão, outro pássaro.
Esse foi o principal nome de um movimento social ocorrido no sertão nordestino durante o fim do século XIX e início do século XX, denominado cangaço. ... Os cangaceiros aterrorizavam as cidades, realizando roubos, extorquindo dinheiro da população, sequestrando figuras importantes, além de saquear fazendas.
A situação de seu povo, a pobreza, as péssimas condições de vida, injustiça, Eram pequenos proprietários, ou pobres trabalhadores, e tinham que se sujeitar aos coronéis (latifundiários e políticos). Muitos cangaceiros surgiram do povo sertanejo que lutava pela sobrevivência.
Serra Talhada, Pernambuco, Brasil
Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, nasceu em Vila Bela, atual cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, no dia 7 de julho de 1897, em uma família de lavradores e criadores. Era o terceiro filho de uma família de sete irmãos, sabia ler e escrever.
Bahia, Brasil
Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita, nasceu numa pequena fazenda no povoado de Malhada da Caiçara, município da Gloria, atual cidade de Paulo Afonso, na Bahia, no dia 8 de março de 1911.
1938
27 anos (1911–1938)