O fundador do método ginástico francês foi Francisco Amoros Y Ondeano, que buscava a educação integral do ser humano baseado nos exercícios físicos. ... Método Francês teve origem na Escola Joinville-le-Pont (1852) com a colaboração de Napoléon Laisné, discípulo de Amoros.
A ginástica francesa surgiu em um período de sistematização da ginástica na Europa destacando-se juntamente à escola Alemã e Sueca. ... A ginástica na França desenvolveu-se na primeira metade do século XIX, fundada pelo espanhol, naturalizado francês D. Franciso Amoros.
“O método (Francês) para alcançar os seus objetivos preconiza sete formas de trabalho: jogos, flexionamentos, exercícios educativos, exercícios mímicos, aplicações, desportos individuais e coletivos” (RAMOS, 1982, p. 222).
A ginástica tem, nas sociedades antigas, uma função principal: a preparação para a Guerra. Era uma disciplina essencial para a formação, no caso grego e Romano, por exemplo, do cidadão da pólis/urbes.
Os cristãos consideravam a ginástica uma prática satânica, dado que se concentrava no corpo. Na civilização romana, o esporte se afastou bastante de sua faceta grega (onde nasceu o ideal da beleza humana), já que a valorização do corpo era vista como algo imoral para os romanos.
A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias. ... A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.