1225
Roccasecca, Itália
O mérito da filosofia de Tomás de Aquino está exatamente em aliar o pensamento lógico e racional de raiz aristotélica com a fé cristã. ... A ética tomista é precisamente concentrada neste movimento, que é considerado natural e racional, do ser para Deus, culminando na visão ou contemplação imediata do criador.
A influência de Aristóteles para Tomás de Aquino era nítida, pois a sua tese era baseada nas ideias Aristóteles, ... São Tomás de Aquino prova de maneira racional a existência de Deus por meio do motor imóvel. Segundo ele existia um motor que era responsável por movimentar todas as coisas e esse motor é Deus.
Suas principais influências são, de um lado, Platão e Santo Agostinho (que pode ser considerado um neoplatônico) e, de outro, Alberto Magno e Aristóteles (que representa o pensamento filosófico grego dominante durante a Escolástica).
Pode-se resumir dizendo que para São Tomas existiam dois caminhos para Deus ou à salvação: através da bíblia e dos ensinamentos dogmáticos e através do próprio uso da razão humana. Veja bem: pra ele Fé e Razão não deveriam ser dissociada, assim como a filosofia e o cristianismo.
O abstracionismo refere-se às formas de arte não administradas pela figuração e pela imitação do mundo, ou seja, não representam objetos próprios da realidade concreta. Ao contrário, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra.
Isto posto, os elementos em um padrão repetem-se de maneira previsível. ... Reciprocamente, padrões abstratos na ciência, matemática ou linguagem podem ser observáveis apenas através da análise. Observação direta, na prática, significa ver padrões visuais, que são vastos na natureza e na arte.
Vicente do Rego Monteiro
No Brasil, o abstracionismo geométrico se evidencia por meio do movimento concreto de São Paulo - Grupo Ruptura, criado em 1952 por Waldemar Cordeiro, Lothar Charoux, Geraldo de Barros, entre outros - e do Rio de Janeiro - Grupo Frente, formado em 1954 por alunos de Ivan Serpa, e do qual participam artistas como Lygia ...
Arte figurativa realista e estilizada A arte figurativa se divide em duas formas: realista e estilizada. São consideradas realistas as expressões artísticas que possuem verossimilhança, que tenham uma percepção real do que foi retratado na obra de arte.
Ao contrário do Abstracionismo Lírico, o Abstracionismo geométrico foca na racionalização que depende da análise intelectual. No abstracionismo geométrico, as formas e as cores devem ser organizadas de maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma composição geométrica.
Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar:
ABSTRAÇÃO INFORMAL Como foi citado, o Abstracionismo divide-se em duas vertentes: o abstracionismo geométrico, que se fundamenta na geometria e na razão, exaltando o progresso técnicocientífico. E o informal que se coloca como expressão da subjetividade do artista e prega a liberdade total de criação.
Existem várias fases na arte abstrata: Abstracionismo sensível ou informal: nessa fase, juntamente com Kandinsky, podemos citar o nome de Franz Marc (1880-1916). As cores e as formas são a expressão maior desse período. Tachismo: manchas colocadas dentro de certo limite (o braço do artista, por exemplo).
Figurativismo ou arte figurativa são os termos usados para descrever as manifestações artísticas que representam: a forma humana, os elementos da natureza e os objetos criados pelo homem. Ele pode ser realista ou estilizado, desde que haja o reconhecimento do que foi representado.
É tudo o que pode-se ver numa extensão ou espaço infinito (STREAMS, 1998). Na paisagem as Naturezas-Mortas entram em relação, porém de maneira que não seja possível perceber a sua totalidade do espaço, uma vez que ele se torna infinito.
Natureza-morta é um tipo de pintura e fotografia em que se veem objetos inanimados, como frutas, louças, instrumentos musicais, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos. Se refere à arte de pintar, desenhar, fotografar composições deste gênero.
Você conhece o gênero de pintura “Natureza-morta”? Esse tipo de pintura surgiu no século XVI e o objetivo era representar objetos inanimados como flores, frutas, jarros de metal, taças de cristal, vidros, porcelanas, instrumentos musicais, livros e muitas outras coisas.