Reinhard Heydrich
Na cultura e religião budistas, a suástica é um símbolo de paz e prosperidade. Pode girar em um ou outro sentido, mas desde meados do século XX é feita quase sempre à esquerda, para diferenciar-se da cruz do Reich.
O nome é uma abreviação de Geheime Staatspolizei (Polícia Secreta do Estado), organização que investigava, torturava e prendia opositores ao regime nazista (Reich) da Alemanha, entre 1933 e 1945.
Reinhard Heydrich, o alvo da operação. Jozef Gabčík, um dos responsáveis pelo atentado. Jan Kubiš foi o homem que lançou a granada contra o carro de Heydrich.
Otto Adolf Eichmann (pronunciado [ˈɔto ˈaːdɔlf ˈaɪ̯çman]; Solingen, 19 de Março de 1906 – Ramla, 1 de Junho de 1962) foi um SS-Obersturmbannführer (tenente-coronel) da Alemanha Nazista, e um dos principais organizadores do Holocausto.
|1| Os reformuladores do plano de extermínio dos judeus foram Reinhard Heydrich e Heinrich Himmler e, por isso, ambos são considerados arquitetos do Holocausto.
Para a teórica, Eichmann era apenas um sujeito ordinário, incapaz de pensar e cujo maior erro foi cumprir ordens sem questionar. Para Arendt, Eichmann não teria agido sem consciência, mas não foi capaz de pensar no que estava prestes a fazer.
Adolf Eichmann foi um dos principais responsáveis pela deportação dos judeus europeus durante o Holocausto. Embora tenha nascido na Alemanha, ele foi para a Áustria quando menino. Em 1932, entrou no Partido Nazista Austríaco e nas SS, e rapidamente galgou posições nas organizações nazistas.
A percepção de que Eichmann era um homem comum, de superficialidade e mediocridade aparentes, deixou Hannah Arendt atônita, ao avaliar a proporção do mal por ele cometido. É a partir dessa percepção que ela formula a sua concepção de banalidade do mal.
Arendt defendia um conceito de "pluralismo" no âmbito político. Graças ao pluralismo, o potencial de uma liberdade e igualdade política seria gerado entre as pessoas. Importante é a perspectiva da inclusão do Outro.
Uma das teóricas políticas mais influentes do século 20, Arendt desenvolveu o conceito de pluralismo político, um dos princípios básicos das democracias modernas. Nascida Johanna Arendt no dia 14 de outubro de 1906 na Alemanha, Hannah Arendt: se tornou uma das teóricas políticas mais influentes do século 20.
O CONCEITO DE CIDADANIA DE HANNAH ARENDT: “O DIREITO A TER DIREITOS” Analisando a situação jurídica dos apátridas e das minorias no período entre a primeira e a segunda guerras mundiais, que precedeu o holocausto nazista, Hannah Arendt afirmou que a igualdade política entre as pessoas requer o acesso ao espaço público.
14 de outubro de 1906, Linden - Mitte, Hanôver, Alemanha
Ao ligar a lei à pluralidade, Arendt aposta na possibilidade dos homens escolherem dividir a terra uns com os outros e na constituição de modos de vida pautados na convivência humana. ... Nessa perspectiva, a pluralidade e a diversidade humana são o motor que anima o encontro humano, a philia, a humanitas.
Frase da semana: “Quem habita este planeta não é o Homem, mas os homens. A pluralidade é a lei da Terra” – Hannah Arendt. Em plena ascensão nazista, ser um pensador de esquerda na Alemanha não era a posição mais confortável do mundo. Se você fosse uma mulher de origem judaica, então, era mais complicado ainda.
Upper West Side, Nova Iorque, Nova York, EUA
Linden - Mitte, Hanôver, Alemanha
“As Origens do Totalitarismo”
A Vida do Espírito é um livro que se destaca no conjunto da obra de Hannah Arendt pela discussão filosófica das faculdades da razão: o pensar, o querer e o julgar; da possibilidade de reconciliação do homem como um ser pensante e sensato, em relação ao mundo.
As Origens do Totalitarismo1951
Arendt defendia um conceito de "pluralismo" no âmbito político. ... Graças ao pluralismo, o potencial de uma liberdade e igualdade política seria gerado entre as pessoas.