Função afim ou função polinomial do 1° grau é toda função que estabelece uma relação entre a variável dependente y e a variável independente x. Em outras palavras, essa relação tem uma parte fixa e outra variável, que depende do valor da variável independente. A seguir, confira definição, gráfico e fórmula, além de exemplos e exercícios resolvidos sobre o assunto.
Agora só precisamos nos preocupar com o valor de , não ligue para o valor de b mesmo que tenha um no meio.
Nessa função temos
Como os valores de e são conhecidos vamos substituir nas equações (1) e (2)
Lembrando que quando falamos qua a função será um determinado valor, estão falando do encontrado.
Substitua o valor de
é um modelo linear, porque representa uma reta. Quer dizer que a temperatura varia em função da altura de forma linear.
d) A última afirmação “No plano cartesiano, o eixo das ordenadas é equivale ao , enquanto que o eixo das abscissas corresponde ao fala sobre os eixos do plano cartesiano. Vale lembrar que
Dada uma função , determine o valor de para que se tenha .
Ou seja, a função é igual a corta o eixo
Considere a função . Qual o valor de para que ?
é um modelo linear, porque representa uma reta. Quer dizer que a temperatura varia em função da altura de forma linear.
Então, para fazer isso, basta fazermos ! Bora pras continhas!
Conhecendo os valores de e , basta escrever a função.
Com :
Já vimos que o gráfico da função afim y = ax + b é uma reta. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e, como veremos adiante, está ligado à inclinação da reta em relação ao eixo Ox....Gráfico.
Para achar o b, basta observar onde a reta toca no eixo y. Esse valor será o valor de b.
Toda função é definida por uma lei de formação, no caso de uma função do 1º grau a lei de formação será a seguinte: y = ax + b, onde a e b são números reais e a ≠ 0. Esse tipo de função deve ser dos Reais para os Reais.
Pelo teste da reta vertical apenas o gráfico IV (letra D) é o gráfico de uma função. O teste da reta vertical se dá ao cruzar um gráfico com uma reta vertical e depois contar quantos pontos de interseção existem entre o gráfico e a reta vertical. ... Ou seja, os matemáticos decidiram que uma função tem que ser desta forma.
O gráfico que pode representar a função f(x) = 2x² + 1 é c) gráfico C. Primeiramente, observe que a função f possui o formato f(x) = ax² + bx + c, sendo a ≠ 0. Isso significa que f é uma função do segundo grau. Então, a curva do seu gráfico é uma parábola.