A pessoa que fabrica, conserta e vende joias é chamada de joalheiro. O joalheiro é um profissional que atua com a área da joalheria, isto é, suas funções estão atreladas à criação, produção de joias e atividades afins.
A profissão de designer de joias tem muita ligação com o universo da moda. É um trabalho que traz um certo glamour ao profissional, pois suas peças podem estar sendo vestidas por artistas e vistas no mundo todo. Além disso, geralmente, as joias são feitas de pedras preciosas, materiais raros e caros.
O marmorista é o profissional que faz acabamentos, polimentos, corta e instala as pedras no local.
Gemologia é a especialidade da geologia que estuda as pedras preciosas, ou seja, o caráter físico e químico dos materiais de valores gemológicos, sejam esses de origem inorgânica ou origem orgânica. Um gemólogo é capaz de identificar pedras naturais, sintéticas, artificiais, além de imitações.
Significado de Lapidador adjetivo, substantivo masculino Aquele que lapida.
O brilho de uma gema natural costuma ser mais forte e mais bonito, quando comparado à luz refratada nas peças sintéticas. Dessa maneira, ao realizar uma compra, é possível ter o auxílio da luminosidade ambiente ou externa para identificar o tipo de joia que está levando.
Os cristais de calcita devem ser cerosos. Outra coisa a observar são cores e padrões não-naturais que são perfeitamente simétricos, isso pode ser uma indicação de cristais falsos. A Mãe Natureza não é conhecida por produzir cristais com a mesma forma e tamanho, com padrões perfeitamente idênticos.
Identificando cristais por cor. As cores são outro método bastante comum de identificação de cristais. De fato, muitos especialistas os classificam de acordo com a coloração, devido ao seu vínculo com propriedades curativas específicas.
R$5,90 Pontas de Cristal Quartzo Branco/Transparente Valor unitário Em torno de 9 cm cada pedra. Cristal Quartzo Transparente / Branco Natural: Também chamado de Cristal de Rocha, tem grande propriedade curativa.
Toque a pedra levemente com o dedo. O ônix é frequentemente confundido com âmbar negro, que também é uma pedra negra mas completamente diferente. Ônix dá uma sensação de ser mais frio do que o âmbar porque o ônix é uma pedra, enquanto o âmbar negro na verdade é madeira preta fossilizada.
Cuidados com o seu Cristal Lemuriano Segure seu cristal em água corrente com sal marinho durante alguns minutos para fazer a limpeza física. Em seguida, deixe-o sob a luz do Sol (por 2 horas e da Lua (por cerca de 4 horas) para que suas energias sejam recarregadas.
A limpeza é fundamental para que todas as energias “agregadas” ao cristal sejam anuladas, ou seja, descarregadas. Coloque-o num vidro transparente com água e sal grosso. Deixe por no mínimo 3 horas. Ao retirar, lave o cristal na água corrente.
Para os cristais que não podem ter contato com água, a limpeza com sal grosso à seco é ideal. Em um recipiente, faça uma camada de sal grosso e coloque os cristais por cima. Deixe por duas horas ou pelo tempo que achar necessário. Pode limpar qualquer pedra.
Molhe um pano seco, limpo e macio na mistura de vinagre e faça o polimento dos cristais. Quando a superfície estiver seca, use um pano seco para polir bem o cristal. Dica: Use uma mangueira de jardim em vez de uma pia para remover a terra.
“O ideal é que as peças sejam lavadas com uma esponja macia, sem utilizar sua superfície áspera. Também é possível realizar a limpeza com um pano macio e que não solte pelo, acrescentando um pouquinho de álcool”, comenta.
A melhor maneira de lavar taças de cristais é utilizar água aquecida aproximadamente 60ºC com sabão neutro e esponja de espuma macia. Se optar por lavá-las na pia, não se esqueça de colocar um pano no fundo do lavabo para que, caso a taça escorra das suas mãos, a queda seja amortecida.