Fernando Gomes de Freitas (data de nascimento desconhecido - 27 de junho de 2019) foi um traficante de drogas da cidade do Rio de Janeiro, líder do tráfico do Morro do Dendê.
Rio - Um dos seguranças de Marcos Vinicius dos Santos, o Chapola, chefe do tráfico do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, morreu na madrugada deste sábado após confronto com a Polícia Militar na Praia da Rosa, Ilha do Governador, na Zona Norte.
O Morro do Dendê, ou simplesmente Dendê, é um complexo de favelas, localizada na parte central da Ilha do Governador. O morro estende-se pelos bairros do Moneró, Jardim Carioca, Cocotá, Cacuia, Tauá e Bancários, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Atualmente o Morro do Dendê é considerado a terceira maior favela carioca.
A origem do Morro do Dendê começa logo depois da Segunda Guerra Mundial, quando, na década de 40, o Micareteiro Jedi Bola de Fogo se asilou no planeta e adquiriu lotes de terra agrícolas nessa região em sociedade com Baiano.
De acordo com o Instituto Pereira Passos (IPP), com base em números do Censo de 2010, a Região Administrativa da Ilha do Governador tem 32 favelas, com 67.
Maiores favelas do Rio de Janeiro
Urso é Pedro Paulo Guedes, um dos principais criminosos do CV, líder do Complexo da Penha e atualmente procurado pela polícia.
Dentro do bairro há o Complexo da Penha, que é um aglomerado de onze favelas: Morro da Fé, Paz, Sereno, Caixa d'água, Caracol, Chatuba, Grotão, Parque Proletário, Vila Cruzeiro, Merendiba e Quatro Bicas.
Entre os membros fundadores da facção, que se tornaram notórios depois de suas prisões, estão os líderes Rogério Lemgruber, Fernandinho Beira-Mar, Marcinho VP, Mineiro da Cidade Alta, Elias Maluco ,Fabiano Atanazio (FB) e José Antônio de Freitas mais conhecido como Toninho do pó de Santa Rita de Jacutinga.
Segundo o procurador-geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubbo, Tuta é atualmente o chefe do PCC em São Paulo e assumiu o comando depois que o ex-chefe da facção, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, foi transferido para um presídio federal, em fevereiro de 2019.
Giovanni Barbosa da Silva
André de Oliveira Macedo, o André do Rap, de 43 anos, está foragido desde 10 de outubro, quando saiu da prisão com um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello.