Enquanto que os seus predecessores, Tales de Mileto e Anaximandro, propuseram que o arqué ou arkhé (princípio da vida), a substância primária, era a água e o ápeiron respectivamente, Anaxímenes afirmava ser o ar a sua substância primária, a partir da qual todas as outras coisas eram feitas.
Anaximandro e o discípulo Anaxímenes continuam o legado do primeiro filósofo da Grécia ao tentarem descobrir qual seria o princípio gerador de todo o universo. ... Assim como seu mestre, o pensador continua investigando qual seria a provável origem (arché) de todo o universo (cosmos) e da natureza (physis).
Seguindo os passos de Tales de Mileto, Anaximandro tentou desvendar o mistério sobre o princípio único e primordial da vida, que para seu mestre, era a água. ... Assim, a “arché” inclui um dos quatro elementos como gerador de tudo (água).
Portanto, a palavra grega Physis pode ser traduzida por natureza, mas seu significado é mais amplo. ... Nesse sentido, a palavra significa gênese, origem, manifestação. Saber o que é Physis, assim, levanta a questão da origem de todas as coisas, a sua essência, que constituem a realidade, que se manifesta no Movimento.
Arché seria um principio que deve estar em todos os momentos da existência de tudo no mundo, no começo até o fim. Principio pelo qual tudo vem a ser. Já Physis é matéria é fundamento eterno de todas as coisas e confere a unidade e permanência ao universo, onde tudo pode mudar.
Arché seria um principio que deve estar em todos os momentos da existência de tudo no mundo, no começo até o fim. Principio pelo qual tudo vem a ser. Já Physis é matéria é fundamento eterno de todas as coisas e confere a unidade e permanência ao universo, onde tudo pode mudar.
A cosmologia é o estudo da origem e da composição do Universo.
Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza". ... Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional para a origem de todas as coisas.
A cosmogonia se refere a um pensamento que dominava antes da filosofia na Grécia, pautada nos mitos e na criação divina do universo. Por outro lado, a partir do século VI a.C., com a filosofia, surge a cosmologia – uma visão do mundo pautada não mais em deuses, mas na razão e em elementos terrenos.