Há 300 anos nascia o naturalista sueco Carl von Linné (1707-1778). Conhecido como Lineu, foi responsável pelo sistema de nomenclatura e de classificação utilizado até hoje para organizar os seres vivos. O caráter aritmético e geométrico de sua taxonomia foi uma revolução”, disse à Agência FAPESP. ...
O naturalista sueco Carl von Linnée (1707-1778), mais conhecido como Lineu, definiu como critério de classificação as características estruturais e anatômicas. Lineu era criacionista e acreditava que o número de espécies era fixo e imutável, tendo sido definidas por Deus no momento da criação.
- Hoje em dia, utilizamos dos estudos de Carl Lineu o Sistema Binomial, composto do gênero e o nome específico em latim. A classificação no tempo de Lineu obedecia às feições gerais dos animais, não separando as características exclusivas das espécies, que só determinados animais possuem.
Lineu: Carlos Lineu (Carl Nilsson Linnæus), foi um botânico, zoólogo e médico sueco. Foi também o criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o “pai da taxonomiamoderna”.
Verificado por especialistas Carlos Lineu foi um nome extremamente importante para a Taxonomia, pelo fato de ter criado a nomenclatura binomial, além de ter sido capaz de classificar a maior parte dos seres vivos.
Lineu contribui com a biologia a devido a classificação biológica criada por ele. A classificação criada Carl von Linné, mais conhecido como Lineu, no século XVIII, período da grande expansão da história natural, defendia que os seres vivos fossem classificados em uma espécie de hierarquia.
Este sistema, denominado nomenclatura binomial, ou sistema lineano; sugere que: ... - A primeira letra da primeira palavra do nome científico deve estar em maiúsculo. As demais, em minúsculo, assim como o epíteto específico; - O nome científico deve ser escrito em itálico.
Utilizamos a escrita binomial, ou seja dois nomes, o primeiro termo deve ter inicial maiúsculas, sendo que este representa o gênero do ser vivo. E a união do primeiro com o segundo nome representa a espécie. Por exemplo: Homo sapiens - Homo é o gênero e Homo sapiens é a espécie.
Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu. O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes.
Atualmente os seres vivos são agrupados em cinco grandes grupos, conhecidos como reinos: Monera, Protista, Fungo, Vegetal e Animal.
A ordem de classificação dos seres vivos nas sete categorias taxonômicas principais é:
As principais categorias taxonômicas do táxon mais abrangente para o de menor abrangência são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. A classificação dos seres vivos em cinco reinos, proposta por Whittaker, apesar de apresentar falhas, ainda é a mais usada.
As categorias taxonômicas básicas, do grupo mais abrangente para o mais restrito, são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Um hábito comum dos humanos é a sua necessidade constante de classificar tudo em sua volta.