Irmãos Wright
23 de outubro de 1906
Alberto Santos Dumont (Palmira, 20 de julho de 1873 — Guarujá, 23 de julho de 1932) foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro. Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina.
Santos Dumont (1873-1932) foi um inventor brasileiro. "O pai da aviação". Com o "14-Bis", executou, em Paris, o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. Alberto Santos Dumont (1873-1932) nasceu na Fazenda Cabangu, em João Gomes - hoje Santos Dumont, Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873.
Introdução. Alberto Santos Dumont foi um aviador, inventor e escritor brasileiro. Ele é considerado por muitas pessoas o inventor do dirigível e do avião, por isso é conhecido como Pai da Aviação.
Isso aconteceu porque Santos Dumont nunca quis patentear suas invenções, considerando-as um bem comum à humanidade. Os feitos de Santos Dumont na área que empreendeu renderam-lhe o título de “pai da aviação”, uma vez que sua obra permitiu com que os aviões se popularizassem mundialmente.
20 de julho de 1873, Santos Dumont, Minas Gerais, Brasil
Santos Dumont
O telefone nasceu meio por acaso, na noite de 2 de junho de 1875. Alexander Graham Bell, um imigrante escocês que morava nos Estados Unidos e era professor de surdos-mudos, fazia experiências com um telégrafo harmônico quando seu ajudante, Thomas Watson, puxou a corda do transmissor e emitiu um som diferente.
O Telefone no Brasil. 1879 – 15 de novembro: Surgia, no Rio de Janeiro, o primeiro telefone, construído para D. Pedro II nas oficinas da Western and Brazilian Telegraph Company. Foi instalado no Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, hoje, Museu Nacional.
O aparelho telefônico tem 139 anos. Em 1876, Graham Bell —um professor escocês que morava nos Estados Unidos— fez a primeira ligação do mundo, entre um cômodo e outro, dizendo a frase "Sr. Watson, preciso do senhor, venha". O modelo era bem básico: você ouvia ou falava, não dava para fazer os dois ao mesmo tempo.
Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operada por uma telefonista. O usuário tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de toque" e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente através das "pegas".