A Capacidade Específica do Poço é obtida através da divisão simples entre a vazão extraída e o rebaixamento produzido. Tem a dimensão (U/T). TOOD (1967) mostra que este parâmetro varia com o tempo e com a vazão extraída.
Para a medição de Vazão, pode-se medir a diferença de pressão entre dois pontos próximos da restrição, um a montante e outro a jusante. Aproveita-se desse modo praticamente toda a queda de pressão introduzida pela restrição.
O cálculo é feito pela divisão da vazão (21,6 L/min) pela área da pequena bacia (12 ha). Supondo que a produtividade média de água em fins do período de estiagem, setembro, na região Sudeste, tenha sido de 1,8 L/min.
Para descobrir a vazão do chuveiro, é necessário, inicialmente, descobrir o volume de água gasta com tempo constante em 60 segundos, para tanto é necessário medir com a travessa cilíndrica este volume.
A pressão da água depende da altura da coluna d'água, ou seja, a altura em que se encontra a caixa d'água em relação ao seu chuveiro. Quanto mais alta ela estiver, maior será a pressão que o chuveiro irá receber. Saber identificar essa altura é importante para resolver o seu problema.
5 dicas para resolver problemas de pressão do chuveiro
Use uma válvula alternadora de pressão Essa válvula é ligada à caixa d'água e ao abastecimento que chega da rua. Trata-se de um sistema inteligente que utilizará sempre o canal que apresentar maior pressão. A válvula deve ser ligada à água que vem da rede pública e à tubulação de sua casa, além da caixa d'água.
A pressão hidrostática, também conhecida como pressão manométrica, é dada pela expressão matemática P = dgh. De acordo com o cálculo acima, a pressão exercida por um fluido em equilíbrio estático é dada pela expressão P = dgh, ou seja, quanto maior for a profundidade de um fluido, maior será a pressão exercida por ele.
A pressão de um líquido sobre um objeto é igual à pressão atmosférica mais o produto da densidade pela altura e a gravidade.
O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é definido como 1 atm (1 atmosfera). Esse valor é equivalente a 101.
Uma leitura barométrica abaixo de 29,80 inHg é geralmente considerada baixa, e baixa pressão está associada a ar quente e tempestades. Se a leitura for inferior a 29,80 inHg (100914,4 Pa ou 1009,144 mb): A pressão crescente ou constante indica o tempo limpo e mais fresco. A pressão em queda lenta indica chuva.
Unidades de pressão Atmosfera (atm); Milímetro de mercúrio (mmHg); Centímetro de mercúrio (cmHg); Pascal (Pa) ou quilopascal (KPa = 1000 Pa) [unidade-padrão de pressão segundo o SI].
Como calcular a pressão atmosférica? A pressão é calculada pela razão entre força (F) e área (A). No caso da pressão atmosférica, a força refere-se ao peso que a coluna de ar exerce sobre determinada área da superfície. A pressão atmosférica é medida em N/m2 (Newton por metro quadrado) ou pascal (Pa).