Por serem duas provas de naturezas diferentes, é possível fazê-las no mesmo ano. Lembrando que esse passo a passo é uma forma de fazer a inscrição para o Enem sem ter feito o Encceja ainda. Mas você só vai poder usar sua nota do Enem se você conseguir o certificado pelo Encceja e a aprovação da instituição.
Encceja 2020/2021 tem inscrições gratuitas e visa dar diplomas de ensino fundamental ou médio para quem não terminou os estudos. Nesta segunda-feira (11/01), foram abertas as inscrições para o Encceja, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
O Encceja ocorre, normalmente, duas vezes por ano. Em 2021, a primeira edição ocorrerá em abril e está com inscrições abertas até o dia 22 de janeiro. Esta prova se trata da edição do Encceja 2020 adiado por conta da pandemia no novo coronavírus. O edital completo do exame pode ser conferido no site do Inep.
18 anos de idade
Nada impede um menor de 18 anos de se inscrever em curso supletivo preparatório para os exames de conclusão do segundo grau, desde que já tenha terminado o primeiro grau.
Essa modalidade de ensino destina-se a pessoas que não concluíram o processo da educação básica na idade adequada. Por isso, a idade permitida para fazer o supletivo do ensino médio é de 18 anos e 15 anos para o ensino fundamental.
A justiça do Distrito Federal determinou que a Fundação Brasileira de Educação (Fubrae) aplique a um estudante, menor de idade, o exame supletivo de ensino médio e, se aprovado, emita o certificado de conclusão, para que seja realizada a matrícula em uma instituição de ensino superior.
Pode ser feito em todo o Brasil e tem certificado reconhecido pelo MEC. Para fazer um curso supletivo basta ter mais de 15 anos de idade para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.
De acordo com o juiz, ficou evidente, pela simples leitura, que o disposto na Lei nº 9.
18 anos
18 anos
Aprovação no Enem pode suprimir Ensino Médio até antes dos 18 anos. Na lei brasileira, o certificado de conclusão do Ensino Médio é requisito mínimo previsto inclusive em edital de processo seletivo para o ingresso regular em faculdades e universidades.
Um estudante do segundo ano do ensino médio que passa no processo seletivo de uma universidade. Os documentos necessários para a matrícula, dentre eles o histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino médio, serão exigidos apenas após a aprovação do candidato. ...