Resposta: Uma das diferenças de uma republica presidencialista é a opção de votar em seu candidato, podendo ser uma votação fechada como o Brasil por volta de 1800 onde só quem tinha uma renda maior que valor x podia votar em sue candidato, ou podendo ser um votação que abrange "todas" pessoas de sua nação.
O Parlamentarismo é um sistema de governo no qual o Poder Executivo é limitado e depende do voto de confiança. Assim, não existe uma separação clara entre executivo e legislativo, mas o Parlamento pode dissolver a qualquer momento às ações do primeiro ministro.
No presidencialismo em democracias, o chefe de estado e chefe de governo são a mesma pessoa, eleita diretamente por voto popular. As relações entre o legislativo e o executivo variam conforme o país, mas em geral, para a estabilidade do governo, é fundamental a construção de bases de apoio no congresso.
Verificado por especialistas. O presidencialismo tem como pontos favoráveis a separação clara e suficiente de poderes entre o executivo e o legislativo e como pontos desfavoráveis a menor representação do grupo social e a menor capacidade de resposta a uma crise governamental.
Durante a transferência de poder numa monarquia, há menos complicações. Mesmo quando o governante decide abdicar da sua posição, um sucessor já foi nomeado e pode assumir imediatamente os seus deveres. Isto cria menos lacunas na estrutura de poder do governo e a sua previsibilidade reduz a incerteza da sociedade.
Monarquia: rei, rainha. República: presidente.
O período Republicano no Brasil iniciou em 1889 com o declínio da monarquia e o começo da chamada República Velha. O marco inicial desse período foi a posse do Marechal Deodoro da Fonseca, como primeiro presidente Republicano da história do Brasil.