O engenheiro de estruturas se utiliza de métodos e processos matemáticos, previstos em normas técnicas, para conceber e dimensionar os elementos de uma estrutura. Criar sistemas estruturais econômicos, seguros e duráveis é o desafio diário de um engenheiro calculista.
O dimensionamento é uma das etapas de cálculo mais importante na elaboração de um projeto da construção civil. É por meio dele que o engenheiro calculista define o uso dos materiais considerando disposição e dimensões de vigas, pilares e lajes. ... A esse processo, damos o nome de pré-dimensionamento.
A malha estrutural, ou wireframe, trata-se da composição inicial da página em módulos onde os elementos gráficos serão dispostos, observando-se sua relevância, e agrupados conforme sua natureza. ... A Figura 22 apresenta um exemplo de malha estrutural ou wireframe.
O projeto estrutural é o cálculo que vai definir a estrutura necessária para a sustentação da construção. Tem o objetivo de prever o comportamento das estruturas em relação aos esforços aplicados a elas, além de possíveis deformações ao longo da vida útil delas.
É o projeto responsável pela segurança de edificação, através dele se faz o dimensionamento da estrutura que a sustenta (vigas, lajes e pilares), é este o projeto que evita desmoronamento, trincas, queda de revestimentos e afundamento de piso.
O projeto estrutural determina os elementos estruturais (fundação, pilares e vigas ou alvenaria estrutural, e lajes) que têm como objetivo sustentar a edificação, transmitindo suas cargas acidentais e permanentes ao solo.
Os elementos estruturantes de um projeto são: