Desaparecer; escapar-se (para lugar incerto).
1 retirar-se, partir, mudar-se, mover-se, ir, evitar, desviar-se, deslocar-se, distanciar-se, ausentar-se, afastar-se, andar, fugir. Deixar: 2 demitir-se, largar, deixar, abandonar.
Confiram-se, assim: a) "O meliante evadiu-se" (correto); b) "O meliante evadiu" (errado).
Entrar violentamente em; conquistar, ocupar: invadir um país. Estender em várias direções; espalhar-se: a multidão invadiu as ruas. Dominar por completo; apoderar-se de: os mosquitos invadiram a casa.
Significado de Deslocado adjetivo Que está fora do seu lugar, desajustado.
Verbo Invadir
invadir - verbo
A intensificação do processo de assoreamento dos cursos d´água ocorre, em geral, pela ação humana. ... O assoreamento é o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas), lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d'água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano.
Cobrir, obstruir com areia (rios, canais, barras).
Assoreamento é o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio. O fenômeno geralmente acontece quando o curso d'água não possui matas ciliares (vegetação nas margens do rio).
Significado de Assoreamento Acúmulo de sedimentos, de terra, de areia, de detritos, num rio, canal, lago etc., causado pelas águas das enchentes, geralmente resultado do uso incorreto do solo, dos desmatamentos, das monoculturas ou de ações evasivas que prejudicam o ambiente.
Para evitar o assoreamento dos rios é preciso investir em ações de preventivas. Assim sendo, é necessário que processos de erosões, que acontecem próximo a locais de drenagem, sejam reduzidos. Outra medida que pode reduzir o assoreamento dos rios é instalar barreiras que impeçam que os detritos fiquem acumulados.
Assoreamento é o processo pelo qual o leito de um rio ou lago se eleva em função do acúmulo de sedimentos e detritos levados para dentro dele pela água das chuvas, que retira esse material por erosão de regiões desmatadas, próximas (margens) ou distantes (via afluentes).
O Assoreamento é o acúmulo de areia, solo desprendido de erosões e outros materiais levados até rios e lagos pela chuva, vento ou ação humana. Quando o assoreamento ocorre, cabe às matas ciliares servirem de filtro para que este material não se deposite sob a água.
Para combater o assoreamento, a melhor medida é trabalhar na sua prevenção, contendo os processos erosivos em áreas situadas próximas às drenagens, além de impor barreiras para que os sedimentos não se acumulem rapidamente sobre elas.
Quando leitos de rios, igarapés e áreas de nascente perdem matas ciliares, além de receberem toda contaminação e poluição, sofrem com o processo de erosão e assoreamento: a chuva lava a área do solo desmatado e leva areia, terra, lixo e detritos para o leito do corpo d'água. Com o tempo, isso leva à seca.
Segundo OLIVEIRA et al (1987), este fenômeno de erosão vem acarretando, através da degradação dos solos e, por conseqüência, das águas, um pesado ônus à sociedade, pois além de danos ambientais irreversíveis, produz também prejuízos econômicos e sociais, diminuindo a produtividade agrícola, provocando a redução da ...
A conservação das margens dos rios e dos rios depende da preservação das matas ciliares. As matas ciliares desempenham um papel fundamental que é evitar a erosão de solo em direção dos rios e a ocorrência de assoreamento. Além disso, elas são importantes como fonte de alimento para alguns seres aquáticos.
7- Apresente o rio a um amigo – As pessoas tendem a se encantar com a natureza vendo de perto. Faça um ecoturismo e mostre um lugar lindo em que o rio percorre. 8 – Denuncie vazamentos, lixo e poluição – Ações rápidas podem minimizar as consequências causadas à água e ajudar a achar quem cometeu o crime.