Quechua, também chamado de 'Runa simi', é a língua nativa mais usada na América do Sul. É falado em várias regiões do Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile e Argentina.
Quéchua ou quíchua é o idioma nativo mais falado da América do Sul, uma língua de origem indígena presente em vários países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e, claro, no Peru.
substantivo masculino Máquina ou mecanismo que produz tração. Veículo automóvel, munido de dispositivo de reboque ou de escavação, o qual serve para múltiplas finalidades em serviços de engenharia, agricultura, indústrias extrativas etc.
Apu Inti, ou simplesmente Inti, era o deus do Sol dos antigos incas. Possuía um grande templo em Cusco, capital do Império Inca, onde as múmias dos imperadores incas eram guardadas, e cujas muralhas eram feitas de ouro, que os incas acreditavam ser o suor do sol. ...
Religião Inca - História Religião Inca. O deus criador, com características de deus cultural, é Viracocha, qualificado como Velho Homem dos Céus, Senhor e Mestre do mundo. ... Como herói cultural, ensinou aos seres humanos várias técnicas e ofícios.
Em 2015, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.
2- Confirmado o diagnóstico de câncer, a Unidade de Atenção Primária de Saúde solicitará via Sisreg o agendamento da consulta de primeira avaliação em uma instituição da rede de atenção oncológica. 3- A Central de Regulação gerencia as vagas disponíveis e define onde será feito o atendimento.
Na década seguinte, no governo de Getúlio Vargas, Kroeff conseguiria respostas as demandas de seu movimento. Em 13 de janeiro de 1937, Vargas cria o Centro de Cancerologia no Serviço de Assistência Hospitalar do Distrito Federal e o nomeia para dirigi-lo. É o surgimento do INCA.
10 de fevereiro de 1961, Brasília, Brasil
As primeiras iniciativas para o controle do câncer no Brasil remontam ao início do século 20, orientadas quase que exclusivamente para o diagnóstico e tratamento. Pouca ênfase era dada à prevenção, pela escassez de conhecimento sobre a etiologia da doença.
O primeiro registro conhecido de um tumor é de 2600 anos antes de Cristo, em um papiro egípcio. Desde então, a busca da cura é uma obsessão da humanidade. primeira vez em que se mencionou o câncer na história da humanidade foi em um papiro egípcio do ano 2600 antes de Cristo.
À medida que estas novas células vão se acumulando, formam o tumor. “Quando falamos sobre o câncer de pele, a radiação ultravioleta é a principal causadora de alterações genéticas nas células. Por isso, dizemos que a exposição à luz do sol é um fator de risco para o surgimento dessa doença”, explicou.
Foi justamente um grego, Hipócrates, que cunhou a palavra "câncer". O "pai da medicina", como é conhecido, viveu entre 460 e 370 a.C. e usou os termos "carcinos" e "carcinoma" para descrever certos tipos de tumores.
O desenvolvimento anormal da célula acontece por um defeito no DNA. Essas alterações podem ser herdadas dos pais, pipocar de modo espontâneo ou decorrer de agentes externos, como cigarro, vírus, exposição excessiva ao sol, obesidade e consumo de certos alimentos. Esses são os fatores cancerígenos.