“A teoria funcional”. In Uma teoria crítica da cultura. ... 169 a 188, de Bronislaw Malinowski, traz sua contribuição a teoria funcionalista, método tão antigo quanto às primeiras demonstrações de interesse pelas culturas estranhas, consideradas selvagens e bárbaras.
Antropólogo polonês, considerado fundador da escola funcionalista da Antropologia. Para ele a cultura é uma totalidade em funcionamento que integra hábitos, costumes, técnicas e crenças. Também estabeleceu a pesquisa de campo como elemento fundamental do estudo antropológico. ...
Franz Boas e Bronislaw Malinowski, especialmente o segundo, são considerados os pais da etnografia enquanto método antropológico. ... Boas buscava o significado dos costumes no contexto particular em que eram praticados.
Em torno da I guerra mundial, a disciplina antropologia se desenvolveu e começou a ganhar nome com “quatro pais”: Franz Boas, Marcel Mauss, Malinowski e Radcliffe- Brown. Estes antropólogos que iniciariam os debates estruturais das principais escolas que temos hoje em dia.
Resenha 5-Pais Fundadores da Etnografia Boas e Malinowski, Notas de estudo de Antropologia. “Os pais fundadores da Etnografia: Boas e Malinowski” In: Aprender Antropologia. Franz Boas, Ruth Benedict, Edward Sapir e Malinowski.
A cultura era conceituada como resultado do pensamento racional do homem, manifesto em diferentes graus, dentro de uma escala evolucionista. Encarava-se a história cultural como processo unilinear e universal, cujas expressões peculiares a cada sociedade, em dado momento, refletiam o seu estado de desenvolvimento.
Verificado por especialistas Ele buscou desenvolver o funcionalismo na observação, coletando informações sobre a vida cotidiana dos indivíduos ao longo do tempo, sendo o principal pesquisador em meio aos indivíduos ao seu redor.
Boas negou esse modelo de explicação baseado na evolução de estágios culturais, adotando, por outro lado, uma perspectiva particularista que via cada cultura como algo único. Desse modo, as diferenças entre culturas não eram mais interpretadas por um suposto grau de avanço rumo ao progresso.
Franz Boas fez um revisionismo desse entendimento de civilização da época, assim como revisou a ideia de cultura. Civilização não era estabelecer aquilo que os europeus estabeleceram como padrões de vida em sociedade, mas sim criar padrões de vida em sociedade.
Na sociologia, antropologia e filosofia culturalismo é a corrente que defende a importância central da cultura como uma força organizadora nos assuntos humanos. ... O termo culturalismo também foi usado nos primeiros trabalhos do círculo de antropologia cultural inglesa e nos estudos culturais de Stuart Hall.
O Relativismo Cultural busca entender os valores culturais de uma sociedade a partir dos padrões vigentes neste grupo social. ... No final do século XIX, a fim de rechaçar o etnocentrismo e o positivismo, a ideia de relativismo cultural ganhou força, através das obras de Franz Boas (1858-1942).
FILOSOFIA doutrina que rejeita a validade universal dos valores (morais, estéticos, etc.)
Resposta. "Relativismo cultural,é uma forma de encarar a diversidade sem impor valores e normas alheios. Ou seja é você aceitar as difencas das outras pessoas sem criticar,e sem julgar as diferentes culturas que temos! e é também o inverso de "etnocentrismo".
O relativismo cultural é um processo de observar o conhecimento de sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica em relação à sociedade do pesquisado, ou seja, realizar a observação sem usar qualquer meio ou parâmetro preconcebido e, assim, realizar um estudo e/ou observação do sistema cultural em questão sem nenhum ...
Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência. ... Relativizar é deixar o julgamento de lado, assim como se afastar da sua própria cultura a fim de entender melhor o outro.
Multiculturalismo, ou pluralismo cultural, é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista.
multiculturalismo ou pluralismo cultural é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região cidade ou país como no mínimo uma predominante.o Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo porém alguns países europeus advogam discretamente a adoração de uma política multicultural.
35) há pelo menos quatro tendências de multiculturalismo enquanto projeto político: O multiculturalismo conservador, multiculturalismo humanista liberal, multiculturalismo liberal de esquerda e multiculturalismo critico e de resistência, visão esta ultima do qual se diz partidário o próprio autor.
Outra forma de entender o multiculturalismo é através de uma abordagem propositiva, intercultural, reconhecendo-o como uma característica das sociedades atuais. ... Assimilacionista: (abordagem, mas, usada nas sociedades atuais) Parte da afirmação de que vivemos numa sociedade multicultural, no sentido descritivo.
Daí decorre uma segunda abordagem para o multiculturalismo: a diferencialista, também chamada essencialista ou “monocultura plural”. Aqui, tem-se uma visão estática da formação das identidades culturais, desconsiderando os processos de contato e confronto entre essas identidades. É o famoso identitarismo!
A ideia de interculturalidade é comumente associada a outros conceitos, como diversidade cultural e, principalmente, multiculturalismo. ... Já o conceito de interculturalidade, diz, foi desenvolvido nas lutas sociais, por grupos subalternizados, como os movimentos indígenas e afrodescendentes.