Segundo a equipe de nutrição do Oba Hortifruti, o leite pode auxiliar na dieta se for ingerido na quantidade indicada. O ideal é de duas a três porções por dia, dividindo entre leite e seus derivados. Por exemplo, tomar um copo de leite no café da manhã, uma fatia de queijo no lanche e um copo de leite antes de dormir.
- Leite desnatado: Apesar de perder um pouco na quantidade de vitaminas, o leite desnatado ainda é o mais indicado para uma alimentação saudável. "É ideal para pessoas que não podem ter uma dieta com grande ingestão de gorduras.
Para ter ideia, enquanto a versão integral apresenta a gordura em uma proporção de 3%, a semidesnatada tem de 0,6 a 2,9% do nutriente. Já o tipo desnatado possui menos de 0,5% de gorduras. Falando assim, parece óbvio que o desnatado deveria ser o eleito para compor a dieta no dia a dia.
Para Maria Carolina von Atzingen, nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da USP, o leite semi-desnatado é o mais indicado para pessoas saudáveis por conter um teor menor de gordura que o integral e contribuir com uma dieta equilibrada.
Ele não contém as vitaminas A e D presentes no leite integral mas, em compensação, possui índices de gordura muito baixos. O leite desnatado mantém as mesmas quantidades de proteínas, cálcio, fósforo, potássio e demais nutrientes do leite integral, de modo que pode substituí-lo sem que a saúde seja prejudicada.
O leite integral é aquele que contém maior teor de gordura, no mínimo 3%. Por exemplo, em 100 g de leite, o leite integral deve conter pelo menos 3 g de gordura. ... No desnatado, o teor de gordura será de no máximo de 0,5%. Isso quer dizer que, em 100 g de leite, ele terá no máximo 0,5 g de gordura.
"Fora o teor de vitaminas e proteínas de alto valor biológico, que são as mais completas", ensina Fujiwara. A recomendação é consumir até 3 porções de lácteos por dia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS, em 2014) recomenda um consumo per capita de leite de 200 litros ao ano por habitante, cerca de 0,575 litros por dia.
Leite semidesnatado ou desnatado: você pode optar pelo leite de soja ou de amêndoa, especialmente para aqueles com uma intolerância à lactose. Iogurte light ou com pouca gordura: a versão normal é a melhor, mas você pode incluir frutas que terá mais carboidratos.