O curto período chamado de Renascimento Pleno (1500-1520) foi responsável pelo surgimento das obras dos três mais conhecidos artistas desse período: Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Rafael Sanzio.
Prática de estímulo a artistas de várias áreas, o mecenato surgiu no Império Romano e até os dias atuais ainda é usado para financiar a produção cultural. O mecenato é originariamente uma prática de estímulo à produção cultural e artística, que consiste no financiamento de artistas e de suas obras.
No Renascimento Cultural, os mecenas eram os patrocinadores das artes e financiadores dos artistas plásticos. Os mecenas eram ricos e poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros que financiavam e investiam na produção de arte como maneira de obter reconhecimento e prestígio na sociedade.
Também conhecido como renascença ou renascentismo, o movimento foi caracterizado por estabelecer princípios, métodos e formas artísticas com características da arte clássica da cultura greco-romana.
Este movimento teve início em Itália por diversas razões, entre as quais porque Itália era constituída por vários estados independentes como Florença, Roma , Génova e Veneza que tinham um grande progresso económico por causa das relações com o Oriente e o Norte da Europa e também porque os dirigentes destes estados ( ...
O movimento renascentista extrapolou as artes, alcançando as ciências. Seguindo os princípios do Humanismo e pautados pelo antropocentrismo, pela razão, pela observação e pela experimentação, pensadores do período renascentista dedicaram-se a investigar o Universo e a pesquisar as grandes questões da humanidade.
Esse movimento ficou conhecido como Renascimento porque seus protagonistas pretendiam partir da filosofia, da arte e dos valores da cultura GRECO-ROMANA para fundarum novo mundo. ... O movimento renascentista estava relacionado ao fortalecimento da burguesia nas cidades medievais.