Ricardo Coração dos Outros: Tocava violão e cantava modinhas. É um artista admirado pela sociedade e torna-se amigo de Quaresma, pelo amor pelo violão e pelo comum patriotismo. Olga: afilhada de Policarpo, está sempre fazendo visitas ao seu padrinho. Era muito parecida com Policarpo em sentimentos revoltosos.
Personagens da obra Triste fim de Policarpo Quaresma
Quem era Albernaz? Empregado de Quaresma, trabalhava no sítio ajudando ao patrão. Pai de Policarpo Quaresma. Vizinho de Quaresma.
Policarpo Quaresma representa o ufanismo nacionalista sobre a formação do Brasil enquanto uma nação. O objetivo do personagem, então, é afirmar o Brasil como um país independente, com uma cultura singular e original, um idioma próprio. O Major Quaresma tenta insistentemente procurar esses elementos no Brasil.
Policarpo quaresma tinha como principal objetivo tornar a língua Tupi-guarani oficial.
Nesta parte, dedicada à Agricultura Brasileira, vemos Quaresma refugiar-se num sítio que compra, em Curuzu, e tem por intenção provar que o solo brasileiro é o mais fértil do mundo. Dedica-se, portanto, a estudar tudo o que se refere a agricultura.
Era tão patriota (que propôs o tupi-guarani como língua oficial e proibiu a irmã de fazer um frango com petit-pois, porque o prato era estrangeiro) e era tão ingênuo que vivia sendo ridicularizado e acabou internado num hospício. ...
"Tinha todos os climas, todos os frutos, todos os minerais e animais úteis, as melhores terras de cultura, a gente mais valente, mais hospitaleira, mais inteligente e mais doce do mundo.
Na visão de Quaresma, essa visão maravilhosa sobre o Brasil, o orienta no desígnio de uma possível reforma nacional (cultural, política e econômica), assim sendo, uma reforma na língua portuguesa (substituindo-a pela língua indígena tupi), na agricultura (o Brasil deveria ser um país agrícola, por possuir terras fartas ...
Policarpo Quaresma tinha a imagem idealizada de que o povo brasileiro era o mais belo, mais forte, mais inteligente e mais trabalhador de todos os povos entre todas as nações.
1 - Quem era Policarpo Quaresma? R= Protagonista do livro, era visto como um louco, gostava de solidão e vivia lendo livros.
Por que, na conversa de Quaresma e o marido de Olga, mais uma vez se comprova o caráter quixotesco do protagonista? Resposta: Porque ele idealiza o Brasil como o melhor país do mundo e se nega a admitir a possibilidade de as terras brasileiras não serem férteis e necessitarem de adubos.
Os 3 Projetos de Policarpo Quaresma
Policarpo era um homem respeitado pela vizinhança, mas ao mesmo tempo o estranhavam, por causa de seu amor pelos livros e pelo patriotismo exaltado. Começou a aprender violão, o que causou mais espanto em seus vizinhos.
b) Registre as características de Policarpo Quaresma que podem ser inferidas a partir da leitura do requerimento. I voluntarismo. II ingenuidade. III idealismo.
Qual das ideias a seguir não está implícita na conversa dos amigos (Trecho 1), na fala de Dona Maricota (Trecho 2) e na opinião do Dr. ... Nenhuma das falas revela valorização do hábito de ler. 6 Leia este outro trecho: Para Ismênia, era como se todos os rapazes casadoiros tivessem deixado de existir.
Policarpo Quaresma, funcionário público, é um nacionalista exaltado, que só valoriza os produtos nacionais e a cultura tipicamente brasileira. ... Ao defender o governo do marechal Floriano Peixoto, Quaresma mais uma vez se desilude pela falta de nacionalismo dos governantes do país e acaba sendo preso.
Compartilhe! São todas características do Pré-Modernismo, exceto: ... d) O Pré-Modernismo sobrepôs-se ao Parnasianismo, escola literária vigente em meados do século XX, gozando de amplo prestígio entre as camadas mais cultas da sociedade.
As características do pré-modernismo evocam o nacionalismo e o regionalismo por meio do espírito de renovação artística que se desenvolvia na época. Trata-se de um movimento literário de transição entre o simbolismo e o modernismo que ocorreu no Brasil no início do século XX.
Pré-Modernismo em Portugal Assim como no Brasil, o Pré-Modernismo não é considerado uma escola literária em Portugal. No início do século XX, a estrutura governamental portuguesa era a monarquia e o país vivia um atraso econômico e político em relação ao restante da Europa.
As características do pré-modernismo evocam o nacionalismo e o regionalismo por meio do espírito de renovação artística que se desenvolvia na época. Trata-se de um movimento literário de transição entre o simbolismo e o modernismo que ocorreu no Brasil no início do século XX.
Verificado por especialistas. O acontecimento que marca o contexto histórico do pré-modernismo é a revolta da chibata, o que é mostrado na alternativa D. Para justificar essa resposta deve-se analisar o contexto histórico, onde o período do pré-modernismo vai de 1902 à 1922 e a Revolta da Chibata ocorreu em 1910.
Foto de Flávio de Barros — sobreviventes da Guerra de Canudos, em 1897. ... Essa situação levou à Guerra de Canudos (1896-1897). É nesse contexto, marcado por disparidades sociais e conflitos políticos, que surgiu o pré-modernismo. Assim, os autores desse período acabaram refletindo, em suas obras, essa realidade.
O Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. Em outras palavras, ele reúne um sincretismo estético, com presença de características neo-realistas, neo-parnasianas e neo-simbolistas. ...
O pré-modernismo aconteceu quando o Brasil passava pela transição da República da Espada para a República Oligárquica, que também ficou conhecida como República do Café com Leite, por conta do predomínio do comércio do café, em São Paulo e em Minas Gerais.
O Pré-Modernismo aconteceu no período de 1902 a 1922 e seu marco inicial foi a publicação da obra Os sertões, de Euclides da Cunha. ... Os romances de Lima Barreto e Graça Aranha e os ensaios sociais de Euclides da Cunha deram o tom da literatura brasileira nas duas primeiras décadas do século XX.
Autores e Obras do Pré-Modernismo
Apesar de o Pré-Modernismo não constituir uma “escola literária”, por apresentar individualidades muito fortes, com estilos, às vezes, antagônicos – como é o caso de Lima Barreto, podemos perceber pontos comuns às principais obras desse período.
O pré-modernismo representa, na literatura brasileira, um período de transição, já que, de um lado, ainda se faziam fortes as tendências artísticas do realismo, do naturalismo, do simbolismo e do parnasianismo, movimentos iniciados na segunda metade do século XIX, e, de outro lado, já se faziam presentes escritores e ...