A autofecundação é motivada por diversos mecanismos, entre eles o mais positivo é a cleistogamia, situação na qual os antécios nunca abrem. A casmogamia é outra ferramenta que auxilia a autofecundação, onde a polinização do estigma ocorre antes da abertura do antécio, isso ocorre com trigo, cevada, aveia e alface.
Há duas formas de dicogamia: a protoginia, na qual a maturação dos órgãos sexuais femininos precede a dos masculinos, e a protandria na qual, pelo contrário, os órgão sexuais masculinos maturam antes dos femininos.
Conseqüências da alogamia: Indivíduos da população têm vários locos heterozigóticos: permanência de alelos recessivos deletérios e/ou letais na população (carga genética); ... Depressão por endogamia acentuada devido a heterozigose e carga genética elevada; 3.
Nas alógamas, as plantas não transmitem seus genótipos para a geração seguinte como ocorre em espécies autógamas, mas sim os seus alelos. Portanto, a cada geração surgirão novos indivíduos que apresentarão constituição alélicas diferentes dos seus pais.
A seleção recorrente é um processo cíclico de seleção de indivíduos ou famílias dentro de uma população geneticamente heterogênea, seguido de recombinação (intercruzamento) dos indivíduos selecionados para formar uma nova população; esta, por sua vez, é utilizada para iniciar novo ciclo de seleção (CORDEIRO, 2001; ...
Na seleção massal a população original é avaliada e um número de plantas é selecionada com base no fenótipo. ... A seleção massal é o método mais antigo de melhoramento de plantas e vem sendo utilizada pelos agricultores a milhares de anos.
Um ciclo de seleção recorrente envolve basicamente quatro fases que são: a) obtenção de progênies, b) avaliação de progênies, c) seleção, d) recombinação.
v Tipos de progênies: meio irmãos, irmãos germanos e progênies parcialmente endogâmicas S1 e S2. v Avaliação das progênies: deve ser realizado em ensaios envolvendo repetições e locais, por meio de delineamento experimental apropriado. Em milho é comum o uso do látice.
Híbrido simples modificado: resultado do cruzamento entre uma linhagem e um híbrido de duas linhagens irmãs; Híbrido triplo modificado: resultado do cruzamento entre um híbrido simples e o híbrido de duas linhagens irmãs.
O Teste de Progênie é uma metodologia que avalia os touros pelo desempenho produtivo de suas filhas em vários rebanhos, produzidas por acasalamentos aleatórios, com sêmen codificado, em rebanhos puros e mestiços.
Os frutos do melhoramento genético
Talvez o melhoramento mais surpreendente seja o do milho. ... A partir do século 15, quando os europeus passaram a cultivar o grão, veio o boom de crescimento do milho – tanto em tamanho quanto em número de variedades, que atualmente passam de 200.
Em milho, a produção de linhagens endogâmicas consiste na autofecundação de plantas selecionadas por vários ciclos, visando obter genótipos homozigotos. Como visto no capítulo anterior, o processo de autofecundação levará à fixação do genótipo (endogamia).
Isso é, plantio deve ser feito com 45 cm a 50 cm entre linhas. O espaçamento reduzido pode proporcionar melhores condições de desenvolvimento para a cultura e trazer efeitos positivos na produtividade.
A endogamia tem, como principais efeitos: Diminuição da variabilidade dos genes, levando à produção de animais mais similares entre si; O aumento da homozigose, podendo levar à depressão endogâmica (em bovinos de corte, foi observada grande por depressão endogâmica para características produtivas e reprodutivas);
Endogamia é um sistema em que os acasalamento se dão entre indivíduos aparentados, relacionados pela ascendência, ou seja, é a união de indivíduos mais aparentados do que a média da população. ... Em biologia, a exogamia refere-se ao cruzamento de indivíduos pouco relacionados geneticamente.
Endogamia em plantas é o efeito do cruzamento natural ou artificial entre indivíduos relacionados por ascendência, ou seja, que possuem certo grau de parentesco entre si.
adjetivo Que se refere a endogomia (casamentos consanguíneos); característico ou próprio de endogamia. Etimologia (origem da palavra endogâmico). Endogamia + ico.
A endogamia é um sistema de acasalamento onde indivíduos mais aparentados entre si do que a média da população são utilizados como pais da próxima geração. Sua principal conseqüência é a obtenção de seu maior nível de homozigose.
Heterose é um fenômeno genético que ocorre quando animais geneticamente distantes se cruzam. Num acasalamento comum, espera-se que o valor genético da progênie seja igual à média do valor genético dos pais.
Depressão por Endogamia: - É a perda de vigor, produtividade, altura de planta, devido a ocorrência de alelos recessivos em homozigose.
A consanguinidade, ou endogamia, é o sistema de acasalamento entre animais com certo grau de parentesco. ... A consanguinidade aumenta a semelhança entre os indivíduos, o que pode evidenciar os defeitos dos animais e provocar efeitos desfavoráveis como a redução geral da fertilidade, sobrevivência e vigor do rebanho.
1. [ Biologia ] Indivíduo ou população de indivíduos provenientes da produção vegetativa ou assexuada de um mesmo indivíduo. ... [Figurado] Indivíduo que seria a réplica de outro indivíduo.
Resposta. O cruzamento entre estas raças origina uma população cujo desempenho de produção-rusticidade supera o dos pais. ... Cruzamento é o método de acasalamento de indivíduos de raças ou grupamentos genéticos diferentes. Os produtos dos cruzamentos são conhecidos como mestiços.