O equilíbrio emocional pode ser facilmente abalado caso não haja harmonia entre o físico e o mental....
As perturbações do equilíbrio podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas no ouvido, um ferimento na cabeça ou distúrbios circulatórios que afetam o ouvido interno ou o cérebro . Muitas pessoas experimentam problemas com o seu senso de equilíbrio à medida que envelhecem.
Perda do equilíbrio pode ser sinal de labirintite. As labirintopatias são distúrbios que ocorrem quando o labirinto, o ouvido interno – órgão responsável pelo equilíbrio e audição –, é afetado.
No caso dos idosos, a perda de equilíbrio é mais comum porque eles têm esses fatores diminuídos por causa da idade. Ou seja, a força muscular é menor, há um maior desgaste articular, a visão é mais baixa e há ainda uma queda da função do labirinto.
Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos. Caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil realização para não causar lesões.
A maioria dos idosos, mesmo tendo boa saúde e independência para locomover-se, sofre de problemas nas articulações e no sistema circulatório, de falta de vigor muscular e coordenação motora, principalmente para a sustentação do tronco.
alongamento deitado — peça para que o idoso dobre uma das pernas e tente abraçar o joelho. Sem fazer força e mantendo a respiração, mantenha essa posição por 30 segundos. Repita com a outra perna; alongamento sentado: com as pernas juntas, indique para que encoste as mãos nos pés, dobrando o tronco para frente.
Cuidados com pacientes acamados em casa
Os cuidados com a higiene de um idoso acamado consistem em:
O ideal é molhar uma escova macia ou uma espátula com gaze e passar em movimentos suaves, de dentro para fora, até que ela esteja bem limpa ou, se for o caso, até que toda a saburra lingual saia.
Remédios naturais para limpar a língua branca
Como garantir uma boa higiene bucal?
Segure uma escova de dentes e mostre à pessoa como escovar os dentes. Ou, coloque sua mão sobre a mão da pessoa, guiando suavemente a escova. Quando o idoso se recusar, não insista. Espere um pouco e leve-o para escovar os dentes novamente após alguns minutos.
4 passos para escovar os dentes
Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Em seguida, escove as superfícies de mastigação. Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira: - Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. - Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. - Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
Como escovar os dentes corretamente
As 4 Melhores Pastas de Dente em 2019
2.Beber água logo após a higienização bucal Após escovar os dentes o interessante é deixar o flúor agir nos dentes por pelo menos 30 minutos, ou seja, é melhor não comer nem beber nada nesse período.
Mesmo que seja um hábito que você tenha aprendido porque simplesmente observou seus pais fazendo, o profissional avisa: molhar o creme dental não é indicado. Essa conduta pode atrapalhar a sua higiene bucal e colocar toda sua limpeza por água abaixo.
Provavelmente este seja um hábito que você aprendeu observando seus pais. Essa conduta pode atrapalhar a sua higiene bucal. Quando a água é misturada à pasta, forma-se muita espuma, diminuindo o atrito da escova com a superfície do dente, além de dificultar a visualização da escovação .
A pastar de dentes nunca arde! Explicação: A pastar de dente é utilizada para passar na escorva para nós pordemos escorvar os nossos dentes, e deixar ele limpinho!