O Uirapuru é um pássaro da Amazônia brasileira, com belo e raro canto, quando canta toda a floresta fica em silêncio para ouvir sua melodia. Diz a lenda que o Uirapuru já foi um jovem índio apaixonado pela esposa do cacique de sua tribo. Os dois se amavam, mas ela já estava casada com o líder da tribo.
A lenda do Uirapuru é uma estória que faz parte do folclore da região norte do Brasil, mais especificamente da Amazônia. É uma lenda indígena sobre um pássaro mágico, o uirapuru.
PERSONAGENS: Índia Oribici, Índia Moema, Pajé, Curumim, Cacique, Tupã, índios da aldeia.
Explicação: A relação é que nos dois livros o principal é tema é descobrir se houve traição ou não.
Apavorados, os índios, que tiveram a impressão de que a água jorrara de uma fonte de fogo, levaram o bandeirante ao local das minas. A partir de então, Bartolomeu Bueno da Silva ficou conhecido pelo nome de Anhanguera, que significa, em tupi (idioma dos índios brasileiros), "Diabo Velho".
Jardim Anhangá é um bairro localizado no distrito de Imbariê, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
O bairro Jardim Anhangá tem um nome com um significado num tanto inusitado. ... “Ang” significa Alma e “Anhá”, correr, ou seja, uma alma que corre.) Pode ser traduzido por alma errante dos mortos, sombra, espírito, fantasma e assombração.
Butantã – Do Tupi-Guarani: bu (ibi) = terra; tatã (atã, tantã) = muito duro.
A instalação de Marcius Galan parte de uma das possíveis origens da palavra Morumbi, o tupi Mará-obi, que significa lugar de lutas, peleja oculta, cilada.
Tanto Itaim como Itaquera são palavras de origem tupi-guarani. Itaim significa "pedra pequena", o bairro tem 2,8 km2. Itaquera, nome do bairro dormitório, pode ser traduzido por "pedra dormente".
Mooca: Segundo historiadores, o vocábulo é oriundo do Tupi Guarani e possui duas versões, MOO-KA (ares amenos, secos, sadios) e MOO-OCA (fazer casa), expressão usadas pelos índios da Tribo Guarani para denominar os primeiros habitantes brancos, que erguiam suas casas de barro.
O nome Itaquera é de origem tupi e quer dizer "pedra dura". A data de fundação do Bairro ainda é uma incógnita. A primeira referência de que se tem notícia é de 1686, quando o nome aparece em uma Carta de Sesmaria.
Guaianases com “z” ou com “s” Para os filhos do bairro, Guaianases é o centro do mundo. O nome surgiu do tupi, tribo indígena Guaianás que habitava essa região, antes conhecida como campos de Piratininga. ... Por volta de 1820, os índios estavam extintos e a terra encontrava-se em mãos de particulares.
Grajaú: Significa "rio dos carajás”. Nome toponímico de origem indígena, esse é o nome de um distrito do município de São Paulo. Além disso, é como se chama um município do estado do Maranhão, bem como também são encontrados bairros e rios brasileiros com esse mesmo nome.
São mais de 1.
Durante o período colonial, essa tribo recebeu vários nomes, como guaianases e guaianã. Era um grupo considerado coletor, ocupando a região da Serra do Mar, em um território que ia desde a Serra de Paranapiacaba até a foz do Rio Paraíba do Sul, no atual estado do Rio de Janeiro.
Apesar disso, a maioria dos 740 mil indígenas encontrados hoje no Brasil habita regiões de floresta, em terras destinadas pelo governo a eles. ... Nessas terras, os índios vivem em aldeias, em que geralmente eles mesmos produzem seu próprio alimento. As famílias se ajudam e as crianças são criadas livremente.
Resposta: dificuldades na demarcação de terras,rodovias,que cortam essas terras,invasão por parte de turistas e exploração de recursos naturais promovidas por empresas são alguns dos problemas que os povos "indígenas" enfrentam cotidianamente.