Ele também era o deus patrono do sacerdócio asteca, da aprendizagem e do conhecimento. Quetzalcoatl foi um dos vários deuses importantes no panteão asteca, junto com os deuses Tlaloc, Tezcatlipoca e Huitzilopochtli.
Huitzilopochtli
Outros deuses importantes dos astecas eram Tlaloc, deus que representava a água e a fertilidade; Quetzacoatl, versão asteca de uma divindade maia e considerado o deus do aprendizado; Huitzilopochtli, deus da guerra e o responsável por guiar os astecas até Tenochtitlán.
Ele chamou o coiote Xolotl, o deus asteca da estrela da noite; seu nome significa "gêmeo", e muitas vezes ele é chamado de duplo de Quetzalcoatl. O coiote lhe fez um manto de plumas verdes, vermelhas e brancas do pássaro Quetzal.
Os chinampas (em náhuatl, chinamitl = muro ou cerca de juncos e apam = terreno plano), também chamados de canteiros elevados ou flutuantes, são sistemas agrícolas tradicionais construídos por povos mesoamericanos em áreas alagadas.
Kukulcan (pron. Koo-kool-kan) é o nome de um deus serpente emplumado na mitologia e religião das culturas mesoamericanas, em particular, os yucatecas maias.
ano 452
O Templo de Kukulkán ou Pirâmide de Kukulkán, ou incluso "El Castillo" Foi construído pelos maias itzáes na antiga cidade de Chichén Itzá, no território pertencente ao estado mexicano do Yucatã. Nesta construção rendeu culto ao deus maia Kukulcán ("Serpente Emplumada" na língua maia). ...
Enquanto as piramedes do Antigo Egito eram contruidas para abrigar os corpos mumuficados de faraós e sacerdotes, na civilização maia ela tinha como propósito principal servir de templo religioso.
As pirâmides do Egito são importantes monumentos do Egito Antigo. As estruturas feitas de pedra calcária foram construídas para guardar os corpos dos faraós, que, na época, eram vistos pela civilização egípcia como uma espécie de divindade escolhida para serem mediadores entre deuses egípcios e humanos.
Tendo finalidade religiosa, acredita-se que as pirâmides serviam como túmulos para os antigos Faraós do Egito. Os egípcios acreditavam na ressurreição e as pirâmides seriam como palácios para que os antigos reis do Egito pudessem desfrutar da reencarnação.
Os maias foram uma civilização mesoamericana desenvolvida pelos povos maias e conhecida pelo seu logossilabário — o mais sofisticado e desenvolvido sistema de escrita da América pré-colombiana — bem como por sua arte, arquitetura, matemática, calendário e sistema astronômico.
Os maias formaram uma das grandes sociedades que habitavam a América pré-colombiana. Viviam na região que corresponde a atual Península de Iucatã, no México, como também Belize e partes da Guatemala e Honduras na América Central.
Resposta. Resposta: Mudanças climáticas, que afetaram as colheitas e a produção de alimentos.
Dessa forma, foi possível determinar que o florescimento da cultura maia coincide com um período de chuvas abundantes, relativamente altas para a região. ... Assim, enquanto a primeira seca teria acabado com a civilização maia do sul, a segunda pode ter causado o desaparecimento dos maias do norte.
As cidades-Estado maias guerreavam constantemente umas com as outras, a fim de ampliar suas zonas de influência e, também, com o intuito de obter prisioneiros de guerra, que eram escravizados ou sacrificados em rituais religiosos.
Os Bálcãs maias O especialista do Museu Nacional de Antropologia faz ainda outra comparação com o mundo atual: "Os maias eram um povo bélico. Vemos, por exemplo, a quantidade de emigração provocada pelos conflitos nos Bálcãs. Foi isso que ocorreu no mundo pré-hispânico, não são fenômenos novos nem diferentes".
Resposta. Os povos maias nunca desapareceram, nem na época do declínio no período clássico, nem com a chegada dos conquistadores espanhóis e a subsequente colonização espanhola das Américas. ... Os astecas foram derrotados e sua civilização destruída pelos conquistadores espanhóis, comandados por Fernando Cortez.
A Civilização Maia desenvolveu-se na região da Mesoamérica e teve seu auge entre 250 d.C. e 900 d.C., iniciando sua decadência após esse período. ... São conhecidos por serem uma civilização pré-colombiana e também uma civilização mesoamericana.
Desenvolveram a matemática, tendo destaque na invenção das casas decimais e o valor zero. Na aritmética conseguiram fazer cálculos e conhecer o movimento do sol, da lua, dos planetas, entre outros astros. Há diversos monumentos, templos e outras construções dos maias.
No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante. Esses sacrifícios também tinham uma considerável importância política para esse povo.
Os rituais religiosos eram de suma importância para os maias. Sem essas manifestações, os deuses e o universo poderiam vir a desaparecer. Além de preservar a existência do mundo espiritual, os rituais também deveriam apaziguar as divindades com o oferecimento de flores e alimentos.
Quando os espanhóis chegaram à região no século XVI, a civilização maia já se encontrava em declínio. A sociedade maia baseava-se economicamente na agricultura do milho, produção realizada por camponeses que viviam nos arredores das cidades-Estado.
Vindos da América do Norte, após décadas vagando pela América Central, os maias estabeleceram-se no Yucatán e áreas próximas, por volta de 900 a.C. A produção do milho e a influência dos olmecas foram muito importantes para o seu desenvolvimento. A área ocupada pelos maias pode ser dividida em duas regiões.
Mesoamérica
A base econômica dos maias era a agricultura, principalmente do milho, praticada com a ajuda da irrigação, utilizando técnicas rudimentares e itinerantes, o que contribuiu para a destruição de florestas tropicas nas regiões onde habitavam, desenvolveram também atividades cormeciais cuja classe dos comerciantes gozavam ...
A civilização maia é uma das mais antigas civilizações pré-colombianas. Segundo estudos, ela surgiu há cerca de 3 mil anos, no período determinado como pré-clássico (1000 a.C. a 250 d.C).
Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala. Já a civilização inca estabeleceu-se ao longo da linha dos Andes, na América do Sul, região que compreende os atuais Chile, Equador e Peru.
Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina. O Império Inca estendia-se por territórios que atualmente correspondem à parte da Colômbia até o norte do Chile e Argentina.
Como era dividida a sociedade na civilização maia? - De maneira geral, a sociedade maia era liderada por um governante, denominado Halach Uinic, chefe político, com o apoio de uma nobreza composta por chefes locais, sacerdotes responsáveis pelo saber filosófico, religioso e astronômico, incluindo os calendários.