- A partir das Mastabas evoluiu-se para as construções das Pirâmides. Eram as tumbas dos faraós. Sua função era abrigar o sarcófago do faraó até que sua alma voltasse ao corpo. O faraó era enterrado junto com seus móveis, jóias e outros objetos, pois pensava-se que precisaria deles na outra vida.
No ápice do julgamento, Osíris pesava o coração do falecido em uma balança. Para que a pessoa recebesse aprovação, seu coração deveria ser mais leve que uma pena. Caso contrário, o indivíduo não poderia entrar no Duat, uma espécie de submundo dos mortos, e sua cabeça era devorada por um deus com cabeça de crocodilo.
o Os egípcios acreditavam em vida após a morte e achavam que usariam o seu corpo e suas riquezas na próxima vida. A mumificação era fundamental para conservar os corpos para a outra vida. o Os Faraós eram enterrados em pirâmides junto com seus pertences. construídas várias armadilhas no interior das pirâmides.
O Dólmen de Viera ou Dólmen de los Hermanos Viera–é um tipo de dólmen com câmara simples de tumba megalítica.
O faraó Amenhotep I (1551 a.C. -1524 a.C.), porém, preferiu construir o seu templo junto ao rio, mudando a tradição, e assim, a partir dele, os seus sucessores passaram a transferir os seus túmulos ao Vale dos Reis, em locais mais reservados, escavados nos rochedos.
Vale dos Reis é um complexo onde tumbas foram construídas nas montanhas para os faraós e poderosos nobres do Império Egípcio, o vale está localizado na margem oeste do rio Nilo.
O Vale dos Reis é a necrópole em que descansam numerosos faraós do Império Novo. Foram descobertas mais de 60 tumbas talhadas nas rochas. Na antiguidade, o vale foi chamado de “Ta Iset Maat”, que significa “lugar da verdade”. O primeiro faraó que foi enterrado no Vale dos Reis foi Tutmósis I, faraó da XVIII dinastia.
Narmer
Os faraós do Egito eram considerados deuses vivos, tinham poder militar e político ao seu dispor....Estes foram os cinco maiores faraós do Egito
Ptolemeu XV Filópator Filómetor Cesarião
Ramsés II Ramsés II (o Grande)
Ramsés II
A importância atribuída para este faraó está relacionada ao fato de sua tumba, situada numa pirâmide no Vale dos Reis, ter sido encontrada intacta. Nela, o arqueólogo inglês Howard Carter encontrou, em 1922, uma grande quantidade de tesouros.
As principais descobertas da tumba, incluindo a máscara mortuária de ouro, podem ser encontradas no Museu Egípcio, no Cairo, e em réplicas no Cairo e Luxor. A múmia do faraó é a única de um rei egípcio que ainda está na sepultura original no Vale dos Reis após a descoberta e abertura do túmulo.
Tutancâmon foi um faraó da 18 º dinastia e reinou no Egito durante nove anos, de 1336 a 1327 a.C.. Era filho do faraó Aquenatón e de uma concubina.
Tutancâmon faleceu com dezenove anos sem deixar um herdeiro. Aí, que teria na época mais de sessenta anos, sucedeu-o no trono egípcio.
O sarcófago de Tutancâmon Dentro do sarcófago de pedra, o corpo do faraó foi colocado dentro de três outros sarcófagos com formato de múmia, o mais interno tornou-se famoso composto de 110,4 kg de ouro puro. Dentro dele a múmia estava vestida com uma famosa máscara de ouro.
Antigo Egito
Nos suntuosos corredores da corte respiravam-se conspiração, ambição e traição: Estado e clero disputavam o poder e o pequeno faraó Tutancâmon assumira o lugar de seu pai, Akenathon, provavelmente assassinado a mando de sacerdotes prejudicados por sua austera administração.
Após 2 anos de estudo, pesquisadores descobriram que o mais famoso faraó do Egito antigo, Tutankamon, morreu de malária e infecção óssea.
Um colecionador anônimo comprou a impressionante relíquia de 3.
11kg
Museu Egípcio
Uma máscara fúnebre desempenhava alguns papéis importante na cultura egípcia. Como ser responsável pela proteção dos restos mortais do faraó. ... A máscara mortuária de Tutankamon ainda estava acoplada ao corpo do faraó quando foi encontrada, protegendo o seu rosto, ombros e parte do seu peitoral.