amido
amido
Como os animais e vegetais armazenam energia através dos carboidratos? Nos vegetais se apresenta na forma de amido e nos animais na forma de glicogênio. Ambos são formados unicamente por glicose, unidas por ligações glicosídicas.
nos animais é armazenado em locais específicos , como o músculos e figado , sob a forma de glicogênios. Nos vegetais é armazenado sob a forma de amido nos parênquimas amilífero , sobretudo em raízes tuberosas .
O corpo armazena carboidratos em três lugares: no fígado, nos músculos (glicogênio) e no sangue (glicose).
Da boca aos estômago Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. A enzima amilase salivar (ptialina) "quebra" as grandes moléculas de amido (existentes nos carboidratos - pão, macarrão, etc.) em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago.
Metabolismo de Carboidratos Quando as reservas de energia celular estão baixas, a glicose é degradada pela via glicolítica. As moléculas de glicose não necessárias para a imediata produção de energia, são armazenadas como glicogênio no fígado e músculo.
Os polissacarídeos contêm mais do que dois monossacarídeos. O amido, que há no pão, batata e massas, é um polissacarídeo, também chamado de carboidrato complexo. Todos os carboidratos devem ser degradados em monossacarídeos (especificamente glicose) antes que o corpo possa utilizá-los.
O carboidrato pertence a família dos nutrientes, divididos em simples e complexos. Na classificação simples estão os açúcares, separados em monossacarídeos e dissacarídeos, e os complexos, que são os polissacarídeos (amidos e fibras), moléculas maiores formadas por monossacarídeos.
Existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos....Tipos de açúcar presentes nos alimentos