Por exemplo, o calor específico da água é igual a 1,0 cal/gºC, significa que é necessário fornecer uma quantidade de calor de 1,0 cal para aquecer 1,0 g de água de 1ºC. Quanto menor o calor específico de uma substância, mais facilmente ela pode sofrer variações em sua temperatura.
Quanto mais quente (alta temperatura) se apresenta o corpo, maior será sua energia cinética, ou seja, a agitação moléculas; e, quanto mais frio (baixa temperatura), menor será a agitação molecular.
Temperatura e calor são conceitos bastante próximos, embora tenham significados bem distintos para a termologia. Enquanto o calor é uma forma de energia, a temperatura é uma medida da energia cinética de todos os átomos e moléculas constituintes de um corpo.
Enquanto a temperatura é a medida da energia cinética das moléculas, o calor é a energia transferida entre corpos, em virtude de uma diferença de temperatura. Em outras palavras, o calor é o fluxo de energia entre sistemas termodinâmicos, até que se atinja a condição de equilíbrio térmico.
Resposta: Calor é caracterizado pela transferência de energia térmica que flui de um corpo com MAIOR temperatura para um corpo de MENOR temperatura. ... Portanto, se um corpo está RECEBENDO CALOR sua temperatura vai aumentar e será diferente da sua temperatura inicial.
O calor flui de um corpo mais quente para um mais frio. Logo, quando um objeto está com maior temperatura do que o ambiente, ele tende a perder calor para o próprio ambiente, resfriando-se.
Calor é a energia em trânsito (ou seja, energia em movimento) de um corpo para o outro devido - exclusivamente - à diferença de temperatura entre os corpos. ... Então, não é correto dizer que um corpo possui calor ou mesmo dizer "estou com muito calor hoje".
Ao dar uma olhada ao nosso redor, as coisas que podemos as coisas que estão mais diretamente relacionadas com o calor são aquelas que dependem da eletricidade para funcionar, por exemplo: Geladeiras. Lâmpada. Carregadores.
Por irradiação: se tiramos a panela do fogo e aproximamos a mão de seu fundo, sentiremos um aumento de temperatura. Quando estamos na luz do sol também podemos perceber a irradiação de calor, pois sentimos o calor irradiado do Sol.
Condução: Transferência de calor através da vibração molecular, a energia térmica é transportada molécula a molécula sem movimento relativo destas molécula, ou o mesmo, as moléculas permanecem fixadas em suas posições (sem mobilidade), neste caso é necessário o suporte material.
A transferência de calor de um corpo para outro pode ocorrer por meio de três formas: radiação, condução e convecção. O calor é um tipo de energia que pode ser transferido de um corpo para o outro quando há diferença de temperatura entre eles.
A propagação do calor entre dois sistemas pode ocorrer através de três processos diferentes: a condução, a convecção e a irradiação. A condução térmica, como detalharemos adiante, é um processo lento de transmissão de energia, de molécula para molécula, sempre no sentido das temperaturas mais altas para as mais baixas.
Transmissão por Convecção No caso dos meios materiais fluídos (líquidos e gases), existe a transmissão de calor por convecção: O aquecimento (ou resfriamento) de qualquer parte do fluído causa uma diminuição (ou aumento) localizada da sua densidade.