O desenvolvimento de Atenas deu-se em um cenário que o poder político da cidade concentrava-se na mão da elite (aristocracia), dona das terras e riquezas. Essa elite de ricos era conhecida como eupátridas. Como era uma cidade em crescimento, novos grupos sociais surgiam, cada um deles com suas próprias demandas.
A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra.
Resposta: As classes da sociedade grega variavam de uma cidade Estado para outra. Atenas contava com três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. ... Atenas era um Estado que garantia a democracia da minoria às custas da escravidão da maioria.
A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.
Heródoto
O Mundo Grego - Localizada na planície da Lacônia e tendo como fundadores os dórios, Esparta, ao longo do século VIII a.C. passa por grandes transformações. Localizada na planície da Lacônia e tendo como fundadores os dórios, Esparta, ao longo do século VIII a.C. passa por grandes transformações.
Especialmente os georgóis consistem em uma camada de pequenos proprietários, pobres, que muitas vezes transformavam-se em escravos em decorrência de dívidas. Além deles, existiam os eupátridas, demiurgos, thetas, metecos e escravos.
A população de Atenas encontrava-se dividida em três classes: os cidadãos, os estrangeiros residentes (ou metecos, do grego métoikoi) e os escravos.
Na cidade de Atenas, só era considerado cidadão quem nascia na cidade. Logo, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis. O nome dado aos estrangeiros era Page 4 a) metecos.
Porém, o conceito de cidadania dos atenienses não englobava, de fato, a maioria da população. Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
Atenas e Esparta foram duas cidades-estado com grandes poderes na Grécia Antiga. ... A sociedade espartana era formada pelos hilotas em sua base, os servos que exerciam o trabalho, especialmente no plantio e colheita, e pelos espartanos, que concentravam terras e participavam da vida pública.