Os estudos não mostram um consenso na quantidade de ovos permitida por dia, mas consumir cerca de 1 a 2 unidades por dia faz bem para a saúde em pessoas saudáveis, de acordo com a Associação Americana do Coração.
Além de ser um alimento versátil e de fácil preparo, o ovo contém inúmeros benefícios. “Ajuda no aumento da massa muscular e, por conter antioxidantes, como vitaminas, selênio e zinco, retarda o envelhecimento, melhora o sistema imune e auxilia na prevenção de doenças”, enumera Leila Fernandez.
O ovo é um alimento rico em gorduras e proteínas, além de ter diversas vitaminas e minerais, como vitamina D e A, vitaminas do complexo B, cálcio e ferro. Ele também possui antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina, e uma substância chamada colina, que fica presente na gema e ajuda no sistema nervoso.
O ovo é rico em proteínas, vitaminas A, D E e do complexo B, selênio, zinco, cálcio e fósforo, proporcionando diversos benefícios para a saúde como aumento da massa muscular, melhora do funcionamento do sistema imunológico e diminuição da absorção do colesterol no intestino.
- É fonte das vitaminas A, E e K e rico nos minerais potássio, fósforo e manganês. - Ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom. - Por conter biotina, fortalece unhas e cabelos. - Melhora o sistema imunológico.
Se por um lado, os ovos de pata carregam quantias expressivamente maiores gorduras e colesterol do que os ovos de galinha, por outro, eles também contêm mais proteínas e uma concentração maior de ômega-3.
Se dermos uma olhada rápida, eles são muito semelhantes em forma. Só que a diferença física mais marcante é o tamanho. Ovos de pato são 50-100% maiores do que o tamanho médio de um ovo de galinha . Portanto, comer um ovo de pato é como comer um ovo e meio ou dois ovos de galinha .
Hoje em dia, é considerado como um suplemento mineral, que não é um medicamento. É indicado nos seguintes casos: – Anemia: Para as pessoas com quadros de anemia carencial (dificuldade na formação de células vermelhas no sangue), anemia pós-coagulação perda excessiva de sangue.
Receita do interior que muita gente tomou: um vidro inteiro de Biotônico Fontoura, três ovos de pata com casca e tudo e uma lata de leite condensado. Bater tudo em um liquidificador e colocar em uma garrafa escura, como as de cerveja (bem lavada, é claro). Fechar bem com uma rolha e deixar enterrado por um mês.