1) O Eu é uma vivência e uma experiência que se realiza por comportamentos; Eu, pessoa, cidadão e sujeito constituem a consciência como subjetividade ativa, sede da razão e do pensamento, capaz de identidade consigo mesma, virtude, direitos e verdade.
Verificado por especialistas. Marilena Chaui analisa a presença da filosofia diante do contexto cotidiano dos indivíduos, compreendendo assim as ações, escolhas e até mesmo, as bases dos questionamentos que cada um apresenta.
Os primeiros filósofos ocupavam-se com a origem e a ordem do mundo, o kosmos, e a filosofia nascente era uma cosmologia. ... Com isto, a filosofia nascente tornou-se ontologia, isto é, conhecimento ou saber sobre o ser.
1 - A ação cotidiana das pessoas em relação à prática filosófica é o questionamento, o que faz que as pessoas duvidem e questionem as informações que chegam até ela, de forma a descobrir a verdade.
Resposta. Resposta: A política grega é extremamente reconhecida pois era a atividade mais importante exercida pelos cidadãos da Grécia, que também é o berço da democracia. Os filósofos gregos dedicavam suas vidas ao estudo da ciências política e seu legado perdura até hoje.
Resposta. Os gregos e romanos inventaram a politica pois se desfizeram do poder despótico,ou seja ,impediram que a concentração dos poderes e das autoridades ficassem na mão de uma só pessoa, por exemplo umrei.
formação da Grécia e de Roma, há três aspectos comuns a ambas e decisivos ... A luta de classes incluía, assim, lutas entre os ricos e lutas entre ricos e pobres.
Pontua-se como as principais modificações ocorridas no teatro grego e no teatro romano que os romanos iniciaram seus teatros partindo das plantas gregas, mas estes dominavam a tecnologia dos arco e de concreto, o que lhes permitia construir teatros mais altos e com andares, diferentemente dos gregos, que utilizavam ...
Entender a cultura romana é ter em mente a influência grega sobre Roma. Os romanos admiravam as elaborações sofisticadas dos gregos em vários campos. Por essa razão, assimilaram seus valores, absorveram suas filosofias e formaram um espaço cultural comum marcado pelo antropocentrismo e pelo racionalismo.
Historiadores afirmam que a fundação de Roma, que passou de uma pequena cidade para um dos maiores impérios conhecidos, foi feita pela mistura de emigrantes de três povos, que se encontraram na área da península itálica: gregos, italiotas e etruscos.
A Civilização Romana antiga contribuiu grandemente para o desenvolvimento do direito, arte, literatura, arquitetura, tecnologia, religião, governo, e da linguagem no mundo ocidental e sua história continua a ter uma grande influência sobre o mundo de hoje.
A arte da Roma Antiga foi uma das manifestações mais importantes da sua cultura, e é uma das mais ricas fontes de estudo para a compreensão do mundo romano como um todo. ... Entre eles destacaram-se os etruscos, que no período da monarquia dominaram os romanos política e culturalmente.
As duas maiores "escolas" que influenciaram as artes romanas foram a dos Etruscos e dos Gregos, de modo que, essencialmente, a arte romana é a síntese entre o pragmatismo etrusco e a refinada arte grega.
Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola. Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo.
Os romanos desenvolveram sua cultura a partir das artes plásticas, sendo herdeiros das artes gregas, baseada nas pinturas e nas esculturas. Eles deixavam mosaicos nos territórios que conquistavam como forma de marcar seu domínio. ... As artes plásticas romana foram bastante influenciadas pela arte grega helenística.
Os Romanos da Antiguidade eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. ... O Estado romano propagava uma religião oficial que prestava culto aos grandes deuses de origem grega, porém com nomes latinos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Origem. A civilização romana é uma mescla de influências de culturas etruscas, gregas e orientais. Se os gregos se destacaram pela filosofia e os egípcios por sua arquitetura, podemos dizer que os romanos se sobressaíram por construir um Império que durou mil anos.
Roma foi preponderante em toda a região do Mediterrâneo e foi uma das mais poderosas entidades políticas do mundo antigo. É muitas vezes agrupada na Antiguidade Clássica, juntamente com a Grécia Antiga e culturas e sociedades semelhantes, que são conhecidas como o mundo greco-romano.
A maioria dos romanos tinha alimentação simples e comia apenas uma vez ao dia. No campo eles se dedicavam ao pastoreio e às tarefas agrícolas, ao passo que, na cidade, suas principais atividades eram o comércio e o artesanato. O lazer era um importante aspecto de sua vida diária.
Na sociedade romana as mulheres ocupavam uma posição de maior dignidade que na Grécia pois tinham mais regalias e um melhor estatuto mas s estavam oficialmente excluídas da vida política, embora frequentassem a escola até ao ensino secundário.