Para realizar a conversão de decimal para binário, realiza-se a divisão sucessiva por 2 (base do sistema binário). O resultado da conversão será dado pelo último quociente (MSB) e o agrupamento dos restos de divisão será o número binário. A leitura do resultado é feita do último quociente para o primeiro resto.
Para converter um número decimal em hexadecimal realiza-se a divisão sucessiva por 16 (base do sistema hexadecimal), semelhante à conversão de decimal para binário. O resultado é lido da direita para a esquerda a partir do último quociente.
Conversão do sistema hexadecimal para binário Para converter um número hexadecimal para binário, basta observar a tabela de correspondência abaixo, cada digito em hexadecimal corresponde a quatro digitos binários. Desta forma basta unir os digitos para formar o número binário.
Resposta. => 1/16= 0,0625.
O Hexadecimal é o sistema de numeração muito utilizado na programação de microprocessadores, em especial nos equipamentos e máquinas de estudo e sistemas de desenvolvimento. Trata-se de um sistema de numeração posicional que representa os números em base 16, sendo assim, utilizando 16 símbolos.
No ASCII existem apenas 95 caracteres que podem ser impressos, eles são numerados de 32 a 126 sendo os caracteres de 0 a 31 reservados para funções de controle.
Compasso binário: é formado por dois tempos, sendo o primeiro forte e o segundo fraco. Pode ser classificado como simples (2/8, 2/4, 2/2) ou composto (6/16, 6/8, 6/4). Compasso ternário: é formado por três tempos, sendo o primeiro forte, o segundo e o terceiro fracos.
Compasso binário Célula rítmica formada por dois tempos. O pulso é forte - fraco, ou seja, o primeiro tempo do compasso é forte e o segundo é fraco. Um ritmo binário pode ser simples ou composto. Exemplos de binários simples são os compassos 2/8, 2/4, 2/2.
Potências de base 2 e regularidades numéricas As potências de base 2 tem uma particularidade, efetuando-se o dobro de 2 e posteriormente dobrando-se os resultados, cada número é uma potência de base 2.