Os côndilos occipitais são constituídos de quatro partes: basilares, laterais ou condilares e escamosa. Articulando-se com os côndilos occipitais está a primeira vértebra cervical, o atlas, e este, com o áxis. Nesta articulação se dá aproximadamente 50% do movimento de rotação da cabeça.
O osso occipital é um osso único, que cobre a parte dorsal da cabeça. ... Além de formar o arco superior das cavidades oculares e teto da cavidade nasal, possui a função de proteger o lobo frontal do cérebro, assim como os filetes nervosos olfativos provenientes da lâmina cribriforme do osso etmoide.
A protuberância occipital externa localiza-se perto do centro da escama occipital. Estendendo-se lateralmente do mesmo para ambos os lados está a linha nucal superior e um pouco acima encontra-se tenuemente marcado o topo da linha nucal.
Apresenta uma perfuração grande e oval responsável por permitir a comunicação do cérebro com o canal vertebral. É um osso irregular ímpar que fica localizado na base do crânio antes dos temporais e da porção basilar do osso occipital. É um osso par, sendo responsável por formar o teto do crânio.
Osso occipital. O osso occipital, Os occipitale em latim, é um osso ímpar, mediano, simétrico e plano (chato) localizado na região posterior e média do crânio, formando a base deste e a parte posterior da calota craniana.
O osso occipital é um osso único, que cobre a parte dorsal da cabeça. Ele constitui uma grande porção da parte basilar do neurocrânio e abriga o cerebelo. É o único osso craniano que se articula com a coluna cervical.
A parte anterior da cabeça é a face. A parte posterior apelida-se de nuca.
A nevralgia do grande occipital deve-se à irritação e inflamação deste nervo e caracteriza-se por: Frequentemente não ter causa estrutural evidente; Raramente se dever a lesão ou compressão do nervo em consequência de traumatismo, tumor, hemorragia ou doença sistémica.
Na cabeça:
→ Ossos do crânio
Cabeça. A cabeça é formada pelo crânio e pela face. No interior do crânio encontra-se o cérebro, que é o órgão mais importante do sistema nervoso. ... Na face estão os olhos, o nariz, a orelha e a boca, que fazem parte dos órgãos dos sentidos, responsáveis por levar informações ao cérebro.
A cabeça do ser humano pode ser basicamente dividida em duas partes: por um lado, o crânio, que constitui a parte superior e posterior, sendo composto por oito ossos soldados entre si, de modo a formarem uma cavidade na qual fica alojado o encéfalo; por outro lado, a face, situada na parte anterior e inferior, sendo ...
Nós podemos dividir esta parte do crânio em cinco partes, para facilitar os estudos: Parte anterior: o palato mole e a maxila. Parte média: o osso esfenoide, o processo petroso do osso temporal e a parte basilar do osso occipital.
Cabeça, crânio e face. Cérebro: cerebelo, tronco do corpo caloso, fórnix, medula oblonga, ponte e pedúnculo cerebral. Cavidade nasal: concha nasal superior, média e inferior, palato mole e glândula submandibular. Ossos: frontal, parietal, esfenoide e temporal.
Estes ossos se encontram no crânio (frontal, esfenóide, maxilar, etmóide). O último tipo de classificação óssea, é o sesamóide.
Classificação dos ossos do corpo humano. O sistema esquelético do ser humano é formado por 206 ossos classificados de acordo com o formato e a localização. Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
Nomes dos ossos da Cabeça A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).
Os ossos do crânio são ótimos exemplos de ossos planos....Este grupo é constituído por:
Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides. Observe a seguir as principais características de cada tipo: Ossos longos: apresentam maior comprimento em relação à largura e espessura.
Exemplos de ossos curtos são os ossos do carpo e do tarso. Os ossos chatos são aqueles em que predominam duas dimensões; têm, portanto, o aspecto de uma lâmina. São formados por tecido compacto no meio do qual, todavia, encontra-se uma camada de tecido esponjoso.
Epífises – as extremidades do osso, recobertas por cartilagem; Periósteo – a membrana fibrosa que reveste externamente o osso; Diáfise – a porção do osso situada entre as epífises e envolvida pelo periósteo. Canal ósseo – o canal onde se encontra a medula óssea.
Tem mais depois da publicidade ;) Uma pessoa adulta possui geralmente 206 ossos. O local onde um osso se encontra com outro é chamado de articulação.
Há dois ossos sesamóides em cada pé, sendo um medial e outro lateral. Algumas pessoas podem tê-los separados ao meio, o que chamamos de sesamóide bipartido. O que faz o osso sesamóide?
A sesamoidite é a dor ao longo dos dois pequenos ossos abaixo da cabeça do metatarso (os ossos sesamoides), onde estes se unem ao hálux (primeira cabeça do metatarso).
Os sesamoides são pequenos ossos acessórios localizados nos tendões e nos músculos, cuja função é facilitar a movimentação fisiológica do tendão, apesar de, em alguns casos, causar doenças(1).