A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.
Historicamente, os primeiros registros referentes à dança, datam do Período Paleolítico Superior, então, podemos afirmar que esta forma de expressão tem sido o caminho da manifestação natural, sobre o qual, desde o início, o desenvolvimento integral do homem foi desencadeado.
1. A manifestação artística da dança pode ser corretamente definida como atração e representação cultural, onde os bailarinos utilizam o corpo como principal instrumento criativo. ... O Maracatu pode ser definido como ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso, que tem origem o estado de Pernambuco, no Brasil.
São danças ligadas às festas, às religiões, às produções culturais das nações que, dizem, contam e encantam quem as faz e quem as vê. Trata-se de incontáveis manifestações que são mantidas comumente pela tradição oral e pela sua manifestação corporal nas festas populares.
Temos como manifestações culturais expressadas através da dança: capoeira, dança de rua (ou hip hop), alguns grupos de danças tradicionais de países estrangeiros como a polca (originária da Chéquia) e o tango argentino.
A dança desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação; fatores importantes para potencializar a criatividade.
A Dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social. O brasileiro tem desenvolvido variadas formas de expressão do corpo que merecem atenção especial dos pesquisadores desta arte.
Swing - Origem e descendência americana. Hustle - Origem no swing com influência da discoteca. Paso-Doble - Origem flamenca com desenvolvimento e descendência espanhola. Forró - Origem nordestina - influencia europeia - descendência do xote e baião.
10 danças brasileiras que você precisa conhecer
Quais as principais danças brasileiras?
Principais danças folclóricas do Brasil
Danças regionais pelo Brasil
Danças Folclóricas do Rio Grande do Sul: Chimarrita; Milonga; Vaneirão/Vaneira/Vaneirinha; Chula; Pezinho; Xote ou Chote; Bugio; Mazurca; Contrapasso; Marcha; Polca; Chamamé; Rancheira; Balaio; Caranguejo; Xote Carreirinha; e Xote das Duas Damas.
Principais danças folclóricas do Brasil
A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...
Expressões artísticas que contribuem para a cultura do país As danças brasileiras surgiram da fusão das cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.
Dentre 10 exemplos de danças modernas, pode-se citar:
Tipos de dança: 9 estilos mais conhecidos no Brasil e no mundo
Se tem movimentos de queda no chão, ou rotações de quadril, ou gestos expressivos, ou apenas teatralizou, é dança moderna. As principais características de dança moderna já estão enraizadas em movimentos das aulas de jazz, na dança moderna não se faz aulas com música.