metáfase
2. Metáfase: os cromossomos atingem a espiralização máxima e encontram-se na região central da célula (plano metafásico), presos às fibras do fuso. 3. Anáfase: as cromátides-irmãs migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.
A metáfase é caracterizada pelo alinhamento dos cromossomos na região mediana por intermédio dos centrômeros, que, posteriormente, ira separar as cromátides irmãs justamente para que elas possam se multiplicar e formar cada qual um par de cromossomos nas células filhas.
Prófase
A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos. ... Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Prófase: fase mais longa; os cromossomos começam a se condensar, o centríolo se duplica formando-se o fuso acromático (ou mitótico) e os ásteres; tanto a carioteca quanto o nucléolo desaparecem. Metáfase: melhor fase para o estudo do cariótipo; os cromossomos, já condensados, aparecem dispostos no equador do fuso.
Na fase chamada de S, ocorre um importante ponto da interfase, uma vez que é a etapa de duplicação do DNA. Após a fase S, observa-se a fase G2, uma etapa em que se verifica se o DNA está corretamente duplicado. Nessa etapa, a célula também acumula energia para a realização da divisão celular.
Na fase S, como dito anteriormente, inicia-se a duplicação do material genético da célula. Ao final do processo, a célula terá o dobro de DNA, o que permitirá que, no final da divisão, sejam formadas duas células idênticas com o mesmo número de cromossomos.
É na reprodução ou Divisão celular. Pois ela precisa duplicar o seu material genético para poder se reproduzir ou dividir.
Quando e onde ocorre crossing over? Nesse processo, acontece a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Ele ocorre durante a prófase I da divisão celular meiose.
período G2
Interfase. A interfase é quando a célula apresenta intensa atividade, sendo a mitose precedida e sucedida por ela. ... G1 (primeiro intervalo): ocorre logo após a mitose. Nesse período, observa-se a síntese de RNA, proteínas e organelas celulares, sendo considerada uma etapa de grande atividade.
Resposta. que me lembre,é a interfase,ocorre antes da divisao celular.
O ciclo celular eucariótico é tradicionalmente dividido em duas fases sequenciais: a interfase e a fase M (de mitose). A interfase é subdividida em G¹, S, G², e a fase M compreende cinco estágios (prófase, metáfase, anáfase, telófase e citocinese).
O ciclo celular é o conjunto de processos que ocorrem na célula após seu surgimento até a sua divisão, a qual dará origem a duas células. O ciclo celular é constituído por duas fases, a interfase e a mitose. ... A mitose é dividida em cinco etapas: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.
As subfases específicas da interfase incluem a primeira fase do gap (G1), a síntese (S) e a segunda fase do gap (G2). No início do G1, a célula passa por um período de crescimento normal. Durante essa subfase, muitas proteínas e várias organelas são produzidas, e a célula geralmente aumenta de tamanho.
Na mitose ocorre apenas uma divisão celular, já na meiose ocorrem duas divisões, denominadas de meiose I e meiose II. A duplicação dos cromossomos ocorre antes do início da mitose e da meiose I, numa fase denominada interfase. Ao final da mitose, terão sido originadas duas células-filhas idênticas à célula parental.