Função exponencial - Aplicações em biologia, química e matemática financeira. A função exponencial expressa um crescimento ou um decrescimento característico de alguns fenômenos da natureza, bem como o funcionamento dos juros compostos, importantes na matemática financeira.
A função exponencial é aquela em que a variável está no expoente, e a base é sempre maior do que 0 e diferente de 1. ... A inversa da função exponencial é a chamada função logarítmica. Ela é definida basicamente como f(x) = log ax, em que a é um número real positivo e diferente de 1.
A função exponencial é utilizada para descrever e modelar o comportamento de várias situações no nosso dia a dia. ... A lei de formação da função exponencial é f(x) = ax, podendo gerar um gráfico crescente ou decrescente, dependo do valor da base “a”. A função inversa da função exponencial é a função logarítmica.
2) Introduzir o conceito da função exponencial por meio de problemas do cotidiano: uso dos juros compostos para o cálculo do montante, aplicações para o cálculo de dívida, para a depreciação de bens, para o reajuste de preços, para o decaimento radioativo, para o crescimento populacional, muitas delas extraídas de ...
Na matemática, função é toda incógnita que depende do valor de outra para ser encontrada. A grande diferença entre uma função comum e uma exponencial é que, na exponencial, a incógnita está no expoente, ou seja, o número que indica o grau da potência de determinado valor.
Uma função exponencial é uma função que possui uma variável como expoente. Matematicamente, ela pode ser representada por f de R em R, que é obtida pela lei de formação f(x) = ax, em que “a” é um número real dado, a > 0 e a ≠ 1.