A mandioca ou a tapioca não são alimentos indicados para quem tem diabetes, pois são alimentos ricos em carboidratos, que elevam a glicemia e contêm poucas substâncias saudáveis.
Essa quantidade faz com que a batata-doce tenha um índice glicêmico (velocidade de chegada de glicose na corrente sanguínea) menor, de 63.
Tubérculos e raízes. Alguns tubérculos possuem alto índice e carga glicêmica. É o caso da batata, da mandioca e da cenoura cozida. Por isso, quando os portadores de diabetes forem incluir estes alimentos em seus pratos, precisam se organizar.
Tâmara - índice glicêmico: 50 (Baixo)
Curiosamente, apesar das tâmaras conterem toneladas de açúcar (80% por peso), parece que qualquer um pode comer até três sem a preocupação de elevar os níveis de açúcar no sangue. Mas, mesmo assim, o Dr. Aviram advertiu que as frutinhas não são recomendadas para diabéticos.
Informação Nutricional As tâmaras costumam ser vendidas secas e sem caroço, pois facilita a sua conservação. Cada fruta seca e sem caroço pesa cerca de 24 g. Devido ao seu teor em carboidratos, pessoas com diabetes devem consumi-la com cuidado e de acordo com orientação médica ou do nutricionista.
O feijão preto é abastecido com proteínas, minerais importantes e é também uma ótima fonte de fibras. Estas propriedades nutricionais tornam o feijão preto um alimento eficaz no controle dos níveis de açúcar no sangue, melhorando a digestão e promovendo a saúde cardiovascular.
pode sim. A batata doce é um vegetal rico em vitaminas (A, B6, C, E) minerais (ferro, potássio) e fibras que ajudam a aliviar os sintomas do diabetes. Os carotenóides presentes na batata doce ajuda ao corpo a responder à insulina e estabilizar o açúcar no sangue.
O diabético, tanto tipo 1 como tipo 2, pode consumir qualquer alimento, desde que não esteja descompensado. Pode comer beterraba, cenoura, arroz branco, pão, etc. A questão é: esses alimentos têm o índice e carga glicêmica altos.
Visão geral. Cenouras, entre outros vegetais não-amiláceos, são um ótimo complemento para uma dieta saudável para pessoas com diabetes. Eles contêm muitos nutrientes importantes que beneficiam os níveis de açúcar no sangue, como vitamina A e fibras.
5 opções de doces para a dieta de diabéticos:
A melhor opção são os chocolates amargos, principalmente os que contêm 70% ou 80% de cacau. “O indicado é que a pessoa com diabetes consuma pequenas porções, no máximo 30 gramas, o que equivale a dois quadradinhos de uma barra de chocolate.
Os alimentos a seguir são PROIBIDOS para os diabéticos tipo 1 (dependentes de insulina), porém podem ser ingeridos de forma moderada por diabéticos tipo 2: açúcar, mel, rapadura, melado, garapa, balas doces, bolos, chocolates, bombons, refrigerantes, tortas, pudins, sorvetes, pães, doces, farinha Láctea, mucilon de ...
A boa notícia é que, se você tem diabetes, pode comer pão – e há muitas opções saudáveis! Pães integrais, como trigo integral, centeio, pães germinados e variedades de grãos integrais orgânicos são ricos em vitaminas, minerais, fibras, proteínas.