Esteja aberta para renegociações. Em muitos dos casos, a pessoa não deixa de te pagar por falta de caráter – pode ser que ela tenha se endividado e não tenha dinheiro para honrar o compromisso. ... Pense que o valor não pago já foi perdido – o esforço, nesse momento, é em reduzir ao máximo os prejuízos.
O que você DEVE fazer na hora de cobrar uma dívida
Infelizmente não. A justiça só pode obrigar alguém a pagar caso essa pessoa tenha condições para isso. Por exemplo, se ela deve um milhão de reais e não tem nenhum patrimônio, não haverá o pagamento nem a justiça tem meios para obriga-la.
Caso ele não pague você vai ser acionada judicialmente para pagar a divida. Pode até entrar com uma ação contra ele, pedindo o ressarcimento do que pagou ao consórcio e danos morais.
3 anos
O valor das custas processuais, em primeiro lugar, dependerá o juízo de apreciação da causa. Cada órgão, inclusive em cada estado, possui regras diferentes para essa contabilização. Portanto, o primeiro passo é identificar o local de processamento e buscar, então, a legislação específica.
A reparação por dano moral é assegurada, de forma direta, pela Constituição Federal, que no seu artigo 5º, incisos V e X, prescreve: “É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das ...
O dano material é facilmente calculado porque trata dos prejuízos materiais em decorrência de algum prejuízo causado a outrem, ou a uma instituição, danos que possam ocasionar, por exemplo, a perda de algum bem, a falta de algum dinheiro, horas sem trabalho, etc, já o dano moral diz respeito à dor psicológica ( ...