As grandezas vetoriais se diferem das escalares por estarem atreladas a um vetor. Elas não trazem todas as informações, apenas expressando o valor escalar e sua respectiva unidade de medida.
A definição de velocidade é a variação da posição do corpo em um tempo específico. Essa é outra grandeza vetorial, pois a velocidade de dois carros em direções opostas em uma estrada serão diferentes, mesmo que o velocímetro marque o mesmo número.
Trabalho: esforço para deslocar um objeto com determinada força.
Vetor e grandezas vetoriais compõem uma parte muito importante da física e da matemática. Muita gente se assusta só por ver esses termos, acreditando que seja algo complexo, de difícil entendimento. Mas, na realidade, entender o que são o para que servem o vetor e as grandezas vetoriais é mais fácil do que você imagina.
Por exemplo, a massa é uma grandeza escalar, se alguém diz simplesmente que um corpo pesa 60 Kg, a informação já está completa. A temperatura também faz parte desse grupo, pois se está 20°C, não é preciso dizer mais nada para compreender.
Ao contrário das grandezas escalares, o cálculo para grandezas vetoriais não é dado apenas pela soma direta de seus módulos. A soma vetorial é obtida usando trigonometria, a partir da lei dos cossenos, ou seja, o ângulo entre eles é importante.
Saber diferenciar os tipos de grandezas físicas é muito importante para essa área das Ciências Naturais. Além disso, é preciso saber como realizar os cálculos envolvendo essas grandezas. Então, aproveite e estude mais sobre os vetores na física.
• Vetor oposto: você pode encontrar um vetor u acompanhado por um vetor –u, isso significa que os dois possuem o mesmo módulo e a mesma direção, no entanto, seus sentidos são opostos.
Na representação de grandezas físicas, são utilizados diferentes sistemas de unidades, sendo que o SI (Sistema Internacional de Unidades) é o sistema padrão utilizado pela comunidade científica.
Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).
1. [Urca]
As quantidades físicas podem ser classificadas de acordo com as representações matemáticas mais adequadas para descrevê-las. Algumas possíveis representações matemáticas para as grandezas físicas são escalares (números), vetores, matrizes entre outras. Na física clássica pré-relativística temos as chamadas grandezas escalares e as grandezas vetoriais. Podemos dizer que:
É importante notar que, apesar de a velocidade ser uma grandeza vetorial, ela também pode ser caracterizada de maneira escalar. Isso é o que acontece com os velocímetros dos carros. Essa é a chamada velocidade escalar.
Carga elétrica: propriedade física originada das partículas subatômicas.
Compreender como acontece a representação gráfica de um vetor é muito importante. Sempre que você observar ou mesmo for colocar vetores em um gráfico, deve prestar atenção em todos os detalhes: os vetores de maior módulo precisam ter a reta maior; a reta deve ser posicionada na vertical ou na horizontal, de acordo com a direção pretendida; a flecha deve indicar qual é o sentido daquele vetor.
Se uma grandeza física depende da magnitude, da direção e do sentido, ela é vetorial. No caso do exercício, a magnitude é 20 m/s, a direção é horizontal e o sentido é para a direita.
Na física, consideramos dois tipos básicos de grandezas: as escalares e vetoriais. As grandezas escalares são aquelas que podem ser perfeitamente compreendidas apenas com o valor numérico acrescido de unidade de medida, sem necessitar de nenhuma informação adicional.
Potencial elétrico: variação de energia em função do tempo.
As grandezas vetoriais são aquelas que precisam ser caracterizadas pelo módulo, direção e sentido do fenômeno físico envolvido. Já as grandezas escalares são aquelas que são bem definidas apenas com o seu módulo. Para compreender melhor, é preciso ver exemplos de cada uma dessas classificações.
Uma informação muito importante a respeito de vetor e grandezas vetoriais é que o módulo nunca pode ser um número negativo, inclusive, a própria característica do módulo é ser um número positivo. O que muda é a representação do sentido, por exemplo: se um vetor vai para leste e o outro vai para oeste, um deles será representado com o sinal negativo, mas é só para determinar o sentido. O número é positivo.
Gostou de saber sobre grandezas físicas vetoriais e quer investir no seu futuro? Então inscreva-se agora no nosso vestibular online!
Caso o ângulo entre os vetores seja de 90º, voltamos ao teorema de Pitágoras e o cálculo se torna simples. Porém, sempre que for resolver um exercício, vale a pena desenhar os vetores e ver como será o vetor resultante dessa soma!
Na análise dimensional, uma magnitude adimensional é uma quantidade à qual nenhuma dimensão física é aplicável. Magnitudes adimensionais são amplamente utilizadas em muitos campos, tais como matemática, física, engenharia e economia.
1. Que não tem dimensão. 2. [ Física ] Que não tem nenhuma unidade física que o defina (ex.: grandeza adimensional, número adimensional).
Definida como a distância dividida pelo tempo, precisa-se calcular duas grandezas físicas, espaço e tempo, para depois dividi-las, obtendo um novo resultado, uma nova grandeza física, derivada de duas grandezas fundamentais. Escalares: são aquelas em que basta o número e a unidade de medida para defini-la.
Para achar o valor da ordem de grandeza de um número é muito importante que ele esteja em notação científica, e respeite a regra de que o número m seja maior ou igual a 1 e sempre menor que 10. Caso o n seja positivo, este número será maior que 1 e terá o número de zeros referente ao valor de n.