Joseph John Thomson
Prótons, partículas atômicas que foram descobertas através dos experimentos científicos de Ernest Rutherford (1871-1937) e do físico Elgen Goldstein (1850-1930). ... Anos mais tarde, em 1904, Rutherford confirmou em suas experiências com gás hidrogênio, a presença de tais partículas positivas e as nomeou de prótons.
James Chadwick (Cheshire, 20 de outubro de 1891 — Cambridge, 24 de julho de 1974) foi um físico britânico, colaborador de Ernest Rutherford. Seu principal contributo para a ciência foi a prova da existência do nêutron. Por esta descoberta, foi-lhe atribuído o Nobel de Física em 1935.
Thomson e Rutherford Primeiro com Thomson, que, pesquisando descargas elétricas em alto vácuo, descobriu os elétrons. Para ele, os átomos seriam compostos por um núcleo gelatinoso de carga elétrica positiva, no qual estariam incrustados os elétrons, de carga elétrica negativa.
A descoberta da terceira partícula subatômica: o nêutron.
(Dalton) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar. (Thomson) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”. (Demócrito) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo. (Rutherford) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar.
Leucipo e Demócrito ficaram mais conhecidos pela posteridade como os fundadores da teoria atomista. Nos escritos deixados pelos pensadores pré-socráticos, reunidos e conhecidos como as teorias da Escola de Abdera, encontram-se as primeiras ideias de átomo que se tem registro na história.
Resposta. Foi elaborado com a ideia de que o átomo é uma esfera maciça e indivisível. O modelo era chamado de bola de bilhar, o criador do modelo foi Dalton.
Joseph John Thomson
Em 1903, o físico Joseph John Thomson propôs um novo modelo atômico, baseado nas experiências dos raios catódicos, o qual chamou de elétrons. Para Thomson, o átomo era uma esfera de carga elétrica positiva "recheada" de elétrons de carga negativa. O modelo ficou conhecido como "pudim de passas".
Dalton nomeou o seu modelo atômico de bola de bilhar e, por isso, passou a representar os átomos dos elementos conhecidos em sua época por meio de símbolos esféricos. Cada representação atômica que apresenta um detalhe específico indica um elemento químico diferente.
Niels Bohr
Resposta. Dalton acreditava que o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e de carga elétrica neutra. Se fizermos uma comparação, os átomos seriam semelhantes a bolinhas de gude: maciças e esféricas.
Resposta: Dalton - Modelo da bola de bilhar, imaginava o átomo como sendo um bola maciça e indivisível. Thomson - Inclusão dos elétrons no modelo (modelo de pudim de passas). Rutherford - Modelo planetário, imaginou o átomo constítuido por um núcleo pequeno positivo e um imenso vazio onde estariam os elétrons.
Dalton acreditava q o átomo era uma esfera maciça indivisível, Thomson por outro lado propunha que o átomo deveria ser uma esfera uniforme carregada positivamente incrustada de elétrons, já para Rutherford o átomo seria constituído por uma parte central, pequena e maciça, o núcleo, onde se concentrava toda a carga ...
No ano de 1808, Dalton propôs a teoria do modelo atômico, onde o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Seu modelo atômico foi chamado de modelo atômico da bola de bilhar.
Conceito do modelo atômico de Rutherford: Um átomo é composto por um pequeno núcleo carregado positivamente e rodeado por uma grande eletrosfera, que é uma região envolta do núcleo que contém elétrons. No núcleo está concentrada a carga positiva e a maior parte da massa do átomo.
A partir dessa descrição, o modelo atômico de Rutherford também ficou conhecido modelo planetário ou modelo de átomo nucleado. O sol seria o núcleo e os planetas seriam os elétrons que ficam girando ao redor. O modelo atômico de Rutherford ofereceu uma grande contribuição para os estudos da física e da química.