Taquicardia ventricular pode ser monomórfica ou polimórfica e pode ser sustentada ou não sustentada. TV polimórfica: vários focos ou vias diferentes e complexos QRS variáveis e irregulares. TV não sustentada: dura ≥ 30 segundos e é interrompida mais precocemente por causa de colapso hemodinâmico.
Tratamento imediato Pessoas que não apresentam sintomas, mas com episódios de taquicardia ventricular com mais de 30 segundos, devem receber tratamento farmacológico ou cardioversão. A cardioversão é dolorosa, o que requer sedação, mas é quase sempre eficaz e, apesar do incômodo, tem poucos efeitos colaterais.
A principal indicação da propafenona é na prevenção de taquicardias paroxísticas supraventriculares, em especial as que utilizem uma via acessória, além de fibrilação e flutter atrial e taquicardias ventriculares sintomáticas.
Em alguns casos, a taquicardia pode não causar sintomas ou complicações. Mas se não for tratada, a taquicardia pode alterar a função cardíaca normal e levar a complicações, como Insuficiência cardíaca.
Remédios para Taquicardia sinusal
Taquicardia sinusal é uma frequência cardíaca maior do que 100 batimentos/minuto (em adultos), originária no nó sinusal. A frequência geralmente não excede 160 batimentos/ minuto em adultos jovens e crianças.