Período: em um mesmo período, quanto maior for o número atômico, maior será a afinidade eletrônica. Isso ocorre porque quanto mais prótons existirem no núcleo, maior será a força de atração nuclear em relação aos elétrons da periferia. Por isso, no período, a afinidade eletrônica cresce da esquerda para a direita.
A eletronegatividade é uma propriedade periódica dos elementos que indica a tendência que cada um tem de atrair os elétrons em uma ligação química. A eletronegatividade corresponde à capacidade que o núcleo de um átomo tem de atrair os elétrons envolvidos em uma ligação química.
A eletronegatividade é a tendência que um átomo possui de atrair elétrons para perto de si, quando se encontra ligado a outro elemento químico diferente por meio de uma ligação covalente, isto é, em que há o compartilhamento dos elétrons, considerando essa molécula como estando isolada.
Sendo assim, se você quer saber se um átomo é pouco ou muito eletronegativo, é só observar sua posição na Tabela Periódica, a Eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.
Analisando a tabela periódica, percebe-se que chumbo e mercúrio estão no mesmo período da tabela, mas em grupos diferentes, e o chumbo tem maior número atômico, o que caracteriza maior eletronegatividade.
oxigênio
A tabela periódica a energia de ionização Ou seja, o Hélio tem maior energia de ionização do que o Hidrogênio. Observação: quando a potência de ionização é muito grande, o raio atômico será menor.
cloro
césio
O primeiro período da tabela periódica contém 2 elementos químicos, o segundo e o terceiro contém 8, o quarto e o quinto contém 18, e o sexto e o sétimo contém 32. Os elementos do primeiro período correspondem a 98% da massa de todo o Universo, com o hidrogênio correspondendo a 75% e o hélio a 23%.
No segundo período, é onde estão contidos a maior quantidade de elementos químicos essenciais para a vida na terra. No segundo período temos o carbono, o nitrogênio, o oxigênio e o flúor, todos esses são elementos importantes para a vida.
Por meio da distribuição eletrônica do átomo de um elemento no estado fundamental no diagrama de energia é possível saber sua família e período na tabela periódica.
A tabela periódica relaciona os elementos em linhas chamadas períodos e colunas chamadas grupos ou famílias, em ordem crescente de seus números atômicos. As fileiras horizontais na tabela periódica são chamadas períodos e as colunas verticais são chamadas grupos.
Distribuição eletrônica e a Tabela Periódica