Segundo o Catecismo de São Pio X, a doutrina católica foi ensinada por Jesus Cristo para mostrar aos homens o caminho da salvação e da vida eterna. As suas partes mais importantes e necessárias são: o Credo, o Pai Nosso, os Dez Mandamentos [Católicos] e os sete sacramentos.
A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva. A alteridade é o reconhecimento e o respeito das diferenças entre as pessoas.
Ora, a Antropologia Teológica – em estreita sintonia com a Filosofia e as ciências modernas – tem o papel de pensar a natureza e a ação do humano no mundo histórico e cultural e, com isso, a sobrevivência do cosmos, assim como a sua abertura para a transcendência.
No contexto da teologia cristã, a antropologia teológica ou antropologia cristã é o estudo do humano ("antropologia") em sua relação a Deus. ... Preocupa-se com a relação entre noções como corpo, alma e espírito que, juntos, formam uma pessoa, com base em suas descrições na Bíblia.
Se o Olhar etnográfico, tanto quanto o Ouvir, cumpre sua função básica na pesquisa empírica, é o Escrever, particularmente no gabinete , que surge com o momento mis fecundo ela interpretação; e é por meio dele - quando se textualíza a realidade sociocultural - que o pensamento se revela em sua plena criatividade.