Isaac Newton
Costuma-se dizer que Hans Lippershey, um fabricante de lentes neerlandês, construiu em 1608 o primeiro instrumento para a observação de objetos a distância: o telescópio. O conceito que desenvolveu era a utilização desse tubo com lentes para fins militares e não para observações do céu.
O telescópio newtoniano, diferentemente da luneta que utiliza apenas lentes para aproximar as imagens, usa um espelho esférico ou parabólico para captar a luz. A imagem refletida por esse espelho incide em um espelho plano e, em seguida, vai a uma lente ocular, que é responsável pelo foco.
3.
Telescópios com razão focal igual ou maior que f/10 são ideais para a observar objetos luminosos, como a Lua e planetas. Telescópios com razão focal igual ou menor que f/6 são indicados para a observação de objetos tênues, como galáxias e nebulosas.
Ranking: Qual o Melhor Telescópio?
Telescópios com grande razão focal (f/10 ou mais) são ideais para a observação de objetos luminosos como a Lua e planetas; já telescópios com baixa razão focal (f/6 ou menos) são indicados para a observação de objetos tênues, como galáxias e nebulosas.
Telescópio Refletor
Use um telescópio. Usar um telescópio torna o trabalho muito mais simples, pois assim Saturno apresentará um formato distinto de outros corpos celestes. Se você possui um telescópio potente com um filtro amarelo poderá ser capaz de isolar a luz específica de Saturno, tornando-o mais fácil e agradável de ver.
Ranking: Qual o Melhor Binóculo?
A Lente Barlow pode dobrar (2x) ou até mesmo tríplicar (3x) a magnificação da ocular. A Barlow mais indicada é a 2X, pois proporciona um aumento mais adequado, não prejudicando muito a qualidade da imagem vista.
A Lente Barlow é um instrumento cuja característica é aumentar a distância focal, dobrando ou triplicando a potência de um telescópio. Ela é construída com uma lente divergente (cromática, acromática ou apocromática) que permite multiplicar de duas a três vezes a distância focal de um telescópio.
1) Desaperte os parafusos no final do tubo de foco para remover a tampa de plástico preta. 2) Insira o prisma diagonal e aperte os parafusos para fixar o prisma diagonal. 3) Desaperte os parafusos do prisma diagonal. 4) Insira a peça desejada (ocular) no prisma diagonal e fixe apertando os parafusos.
No telescópio REFRATOR as lentes objetivas devem ser limpas cuidadosamente e o mais raramente possível para não afetar sua precisão e performance. NUNCA DEVEM SER RETIRADAS DE SEU SUPORTE POR UMA PESSOA INEXPERIENTE. - Quando for limpar as lentes, primeiro remova o pó com uma escova ou pincel de pelos macio.
Para iniciar, mergulhe o espelho dentro do recipiente contendo a água deionizada e detergente neutro (indicado nos materiais), a dosagem é de 10 ml para cada litro (segundo rótulo do fabricante, podendo variar conforme necessidade).
O primeiro espelho a ser alinhado é o secundário. A colimação é feita através do focalizador do telescópio (sem a lente ocular) e para um alinhamento correto é necessário uma referência para determinar o centro do tubo.
Faça assim: Mire na lua, ajuste o foco e aponte o tele para uma estrela brilhante, Sírius por exemplo, e veja se ela aparece. Caso contrário vá fazendo pequenos ajustes no focalizador até que ela apareça.
A colimação é o processo de tornar paralelas, com a maior precisão possível, as trajetórias de determinadas partículas de determinados feixes, estes podem ser eletrônicos, luminosos, linhas de fluxo eletromagnético, etc.
Os colimadores são dispositivos que limitam o tamanho do campo de incidência dos raios X através da absorção de parte da radiação, direcionando e suavizando o feixe. ... O objetivo é remover a radiação que é espalhada dentro do corpo do paciente, melhorando o contraste da imagem.