2 habilidade, esperteza, inteligência, perspicácia, sagacidade. Astúcia e artimanha: 3 ardil, artimanha, astúcia, disfarce, dissimulação, estratagema, fingimento, finura, manha, simulação, subterfúgio, truque.
Os fogos de artifício (AO 1990: fogos-de-artifício) são explosivos de efeito pirotécnico ou sonoro feitos para fins de entretenimento, efeitos estéticos ou visuais. Geralmente são utilizados em festividades, eventos, celebrações ou para efeitos especiais e visuais em apresentações, concertos, peças de teatro ou afins.
Como funcionam os fogos de artifícios? Os fogos de artifício são, basicamente, um dispositivo que fica envolvido em um cartucho de papel (em geral, em forma de cilindro). Na parte inferior do cartucho fica o propelente - a carga explosiva que leva os fogos para o alto.
132-A. Soltar fogos de artifício em logradouro público ou local habitado, em suas adjacências, ou em vias públicas ou em direção a ela, sem licença da autoridade competente: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.” Art.
R$ 30,60.
O conhecimento da pirotecnia era difundido na China e na Índia durante séculos antes de se estender até a Europa por meio dos árabes e gregos. A arte de construção de fogos de artifício foi muito desenvolvida na Arábia no século VII.
A história da pirotecnia provavelmente iniciou-se na Ásia, já na Pré-História. Mas, seguramente, podemos afirmar que a pólvora foi fabricada pela primeira vez, por acaso, na China há cerca de 2000 anos. Um alquimista chinês juntou acidentalmente salitre (nitrato de potássio), enxofre, carvão e aqueceu a mistura.
Registros históricos dão conta de que, para celebrar o fato de terem descoberto o Brasil, eles realizaram o nosso primeiro e rudimentar espetáculo pirotécnico já em 1500. Nos fogos modernos, os elementos mais importantes são os oxidantes e, entre eles, o perclorato de potássio é o preferido.
Conchas aéreas são invólucros cilíndricos repletos de “estrelas” – pequenas pastilhas combustíveis que compõem os pontos de fogos de artifício – que, quando inflamadas, impulsionam para o ar e, em seguida, se abrem. ...
Nós, humanos, não fazemos ideia do quão desagradável e dolorido é o barulho da explosão dos fogos no ouvido de cachorros e gatos. Acontece que eles têm uma capacidade auditiva muito maior do que a nossa. Enquanto somos capazes de perceber sons na faixa de 10 Hz a 20.
O barulho dos fogos de artifício deixa os animais desesperados. Eles fogem, se machucam, têm ataques de pânicos, desmaios e alguns chegam até a falecer, tamanho é o estresse causado pelos ruídos dos fogos.
10 dicas simples para resolver o medo de fogos de artifícios em cachorros
O estresse desencadeado pelo barulho pode causar até a morte de animais como aves, cães e gatos. ...
Como proteger o cachorro com medo de fogos
Para muitas pessoas, os fogos de artifício são sinônimo de festa e alegria, porém para os animais de estimação eles representam medo e estresse. Isso acontece porque cães e gatos possuem a audição mais aguçada que a dos humanos e, consequentemente, são mais sensíveis ao barulho.
-Colocar um algodão no ouvido do cachorro ajuda a abafar o barulho. -Sempre converse com um veterinário sobre o problema. Em casos extremos, o profissional responsável pode prescrever um tranquilizante para que o cachorro mantenha a calma.
Ao dar banho, utilize um algodão para proteger as orelhas do animal. Coloque um chumaço de algodão nos ouvidos e faça leve pressão para não entrar água. Cuidado para não aprofundar muito o algodão. Sempre confira os ouvidos após dar banho ou secar seu bichinho.
Outra dica da especialistas é colocar tufos de algodão no ouvido deles. “É uma orientação que pode ser utilizada nestes momentos. O que ressaltamos é para colocar a alguns minutos antes da queima de fogos.
Para deixar o seu cão o mais confortável possível, uma boa opção é colocar um protetor auricular. Recomenda-se que use algodão, já que o animal está mais habituado com o material por conta de sempre usar para proteger o ouvido durante o banho. Se preferir, também existe protetores auriculares moldáveis.
Escolha seus petiscos e brinquedos favoritos e, enquanto coloca o som no volume mínimo para tocar, recompense-o com os petiscos e brinque com ele. Nesse estágio, o cão mal deve ouvir o barulho e ficar concentrado em você. Quando perceber que o pet está bem tranquilo, aumente um ponto na regulagem do som.
É só você pegar em uma faixa de pano firme e macio, amarrar o pano no seu animal de modo a que abrigue o peito e o dorso e depois finaliza com um nó na região da coluna do seu patudo.
Como acalmar um cachorro assustado
Amarre o pano no cachorro de forma que a faixa englobe peito e dorso (formando um oito) e finalize dando um nó na região traseira, mas certifique-se que não esteja exatamente sobre a coluna. Lembre-se, é claro, de não apertar muito a faixa.