Foi então que ele desenvolveu o teste Rorschach como uma ferramenta que servisse de diagnóstico para a esquizofrenia. Mas foi só a partir de 1939 que a ferramenta foi usada como um teste projetivo de personalidade. O próprio Rorschach era cético a respeito disso.
Passando para uma perspectiva histórica, os testes psicológicos surgiram no início do século XIX, sendo seu uso fortalecido no período das guerras, principalmente nos EUA.No Brasil começaram a ser usados principalmente para seleção e orientação profissional.
Entre as técnicas projetivas mais utilizadas estão: o teste de mancha de tinta de Rorschach, o teste de Apercepção Temática (TAT) teste de Apercepção infantil (CAT), teste Gestáltico Visuomotor de Bender, teste de Completar Frases, teste de Desenho de Figura humana, teste Casa-Arvore-Pessoa (HTP) e teste de Desenho da ...
Um teste projetivo é um tipo de teste psicológico que se baseia na chamada hipótese projetiva. De acordo com essa hipótese, a pessoa a ser testada, ao procurar organizar uma informação ambígua (ou seja, sem um significado claro, como as pranchas do teste de Rorschach), projeta aspectos de sua própria personalidade.
O que são técnicas projetivas? Também conhecidas como técnicas de coleta de dados não estruturadas disfarçadas, elas estão diretamente ligadas à criação de uma circunstância que encoraje os entrevistados a expor livremente respostas sobre dados específicos.