EQST

Em Que Consiste O Contrato De Aprendizagem?

Em que consiste o contrato de aprendizagem?

Define-se o contrato de aprendizagem como um contrato especial de trabalho, ajustado por escrito e por prazo determinado, não superior a 2 anos em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 e menor de 24 anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o ...

Qual a duração de um contrato de aprendiz?

É um contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, com duração máxima de dois anos, em que o empregador se compromete a assegurar ao adolescente/jovem com idade entre 14 e 24 anos (não se aplica o limite de 24 anos para o jovem com deficiência), inscritos em programa de aprendizagem, ...

Qual o papel do aprendiz no contrato de aprendizagem?

Diante do contrato de aprendizagem gerar vínculo de emprego, o aprendiz faz jus a diversos direitos trabalhistas, como salvo condição mais favorável, direito ao salário mínimo hora, férias, vale-transporte, recolhimento de FGTS e verbas rescisórias semelhantes às do contrato trabalho por prazo determinado.

O que o jovem aprendiz tem direito no final do contrato?

O contrato do jovem aprendiz não pode ser estendido ou renovado. Então, assim que acabar o prazo de contrato, o Jovem Aprendiz receberá o saldo de salário, proporcional de adicional de férias e proporcional de férias e 13º, e direito ao saque de FGTS.

Quais são os deveres do Jovem Aprendiz?

Deveres do Menor Aprendiz

  • Manter um bom desempenho e rendimento escolar;
  • Zelo no cumprimento das tarefas a ele designadas pela empresa;
  • Ser pontual em relação aos seus horários de aprendizagem e de trabalho;
  • Respeitar as regras da empresa à qual realiza suas atividades;
  • Cumprir o acordado em seu contrato de trabalho.

Quem repetiu de ano pode fazer Jovem Aprendiz?

Alunos(as) que tenham repetido algum ano do Ensino Fundamental, ou mesmo o 1º ou 2º anos do Ensino Médio podem se inscrever no processo seletivo normalmente, observando-se os requisitos gerais para inscrição. A reprovação é impeditiva, entretanto, quando o(a) candidato(a) já encontra-se inscrito(a).

Quem tem direito ao jovem aprendiz?

Confira! Desde 2000, a Lei do Aprendiz garante a inclusão no mercado de trabalho de jovens com 14 a 24 anos. Por não cobrar experiência, essa modalidade é uma das principais portas de entrada para o primeiro emprego com carteira assinada. Em resumo, aprendiz é aquele que estuda e trabalha.

Quem trabalhou como menor aprendiz tem direito ao FGTS?

Todas as empresas que possuem jovens aprendizes em seus quadros devem recolher o valor do FGTS mensal, que corresponde a 2% do salário individual. Esta remuneração deve ser pelo menos um salário mínimo, dependendo do dia de trabalho do jovem, que nesta categoria de recrutamento é de 6 horas por dia.

O que colocar na pretensão salarial Jovem Aprendiz?

Pretensão salarial – o que responder?

  1. Qual o momento certo de falar sobre a pretensão salarial? Os especialistas recomendam: só quando for perguntado. ...
  2. Pesquise a média salarial. ...
  3. Custo de vida. ...
  4. Sua experiência conta. ...
  5. Saiba sua situação atual. ...
  6. Cuidado para não ficar abaixo do valor de mercado. ...
  7. Nada de valores estratosféricos. ...
  8. Seja firme ao falar.

Qual sua pretensão salarial resposta?

Você não precisa responder a sua pretensão salarial com um valor exato do salário almejado. A faixa salarial nada mais é que um intervalo de valores. Por isso você pode responder, por exemplo, entre R$ 2000 e R$ 2.