O indicador de desperdício chamado Fator de Correção (FC) é definido como a relação entre o peso do alimento bruto, ou seja, na forma como foi adquirido, com cascas, talos, sementes, e o peso do alimento líquido, após passar por processo de limpeza.
O fator de correção é uma constante para uma determinada qualidade de alimento decorrente da relação entre peso bruto e peso líquido, sendo capaz de prever as perdas inevitáveis durante a etapa de pré-preparo, quando os alimentos são descascados, desossados ou cortados.
Neste caso, o fator correção é 1,25, resultado obtido através do seguinte cálculo: peso bruto (500g) dividido pelo peso líquido (400g), ou seja, 500/400=1,25.
Obtendo o percentual de correção monetária a partir do fator do IGPM SEM divisão na mudança de moeda
Para quem não sabe, o fator de agrupamento é um fator delimitado pela NBR 5410:2004, que leva em consideração o agrupamento dos circuitos em um mesmo eletroduto ou eletrocalha.
FCT – Fator de correção de temperatura : determinado em função da isolação docondutor, da temperatura ambiente ou da temperatura do solo de acordo com a maneira de instalar previamente determinada. ... FCA – Fator de correção de agrupamento: determinando em função do trecho mais crítico do circuito.
O Fator de demanda é a potência utilizada dividido pela potência instalada multiplicado por 100.
Soma das potências nominais dos equipamentos elétricos instalados na unidade consumidora, em condições de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kW).
Resposta. Resposta: Carga Instalada, ou Potência Instalada (Pinst.) é a soma das potências nominais de todos os equipamentos (em kW), ou seja, o valor de potência que seria consumida se todos os equipamentos estiverem operando ao mesmo tempo.
Capacidade bruta (kW) que determina o porte da central geradora para fins de outorga, regulação e fiscalização, definida pelo somatório das potências elétricas ativas nominais das unidades geradoras principais da central.
Cálculo da demanda Sendo assim, para calcular o valor de demanda de energia necessária, basta verificar o consumo de energia durante a instalação e dividir pelo tempo em que foi verificado o consumo.