Itamar Franco
Oficialmente, o real tornou-se a moeda brasileira no dia 1º de julho de 1994, durante o governo de Itamar Franco, que tinha como ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso. A principal meta da nova moeda era conter a hiperinflação.
De 1994
Agosto de 1993
Após sucessivas trocas monetárias, o Brasil adotou o real em 1 de julho de 1994, que, aliado à drástica queda das taxas de inflação, constituiu uma moeda estável para o país.
Em 1695, foram cunhadas as primeiras moedas oficiais do Brasil, de 1.
Real
Roma teve a sua primeira moeda oficial por volta de 335 a.C. o (aes Grave ou aes Librale), de forma redonda com indicação de valor e cunhagem oficial. Em 268 a.C., Roma passa a emitir moedas em prata sendo esta a fase conhecida como Denário Romano.
As primeiras moedas de metal foram produzidas na antiga Mesopotâmia, cerca de 2 mil anos antes de Cristo; elas eram cunhadas pelos povos sumérios, nação que também foi a primeira a construir cidades.
As primeiras moedas surgiram no séc. 7 a.C., no reino da Lídia, onde hoje fica a Turquia. ... O denário era feito de prata e servia como base do sistema de moedas (sistema monetário) de Roma. Ele também era fabricado no templo dedicado à deusa Juno Moneta, que deu origem às palavras “moeda” e “monetário”.
Fixados na Babilônia e na Assíria por volta do quinto milênio a.C. , os Sumerios tiveram um importante papel na historia da moeda, ao criarem um calculo baseado em valores de referência constantes. Graças a esse povo, ainda, o ouro e a prata tornaram-se unidades de medida de preço.
As primeiras cédulas surgiram na China, no séc. VII, e eram confeccionadas com cascas de amoreira. Devido ao seu pouco peso era chamado de "dinheiro voador". O uso do papel-moeda veio a se tornar popular na Europa e nos EUA apenas na segunda metade do século XIX.
As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos.
O dinheiro é utilizado como compra de mercadoria, sendo na forma de moedas ou notas. Antigamente não se utilizava o dinheiro, pois era tudo na base da troca, que recebia o nome de “escambo”. ... Hoje tem a forma de cédulas, cheques, moeda, pois antigamente era na base de objetos como o ouro, entre outros.
O método inicial de cunhagem se mantém até os dias de hoje em grande parte, com o ouro ou prata pesado em uma quantidade exata, depois colocadas em depressões circulares rasas, em moldes de areia, onde as porções seriam aquecidas, até se fundirem e cobrir a base das depressões.
Já foram utilizados como moeda animais, sal, metais, pedras preciosas, etc. esses são alguns exemplos de moedas de trocas, todos possuindo as três funções para se estabelecerem como moeda. Atualmente o dinheiro de papel é o mais utilizado e padronizado como meio de transação entre os países e pessoas.
As principais eram o gado e o sal (que servia para a conservação dos alimentos). Aliás, o termo salário surgiu disso. Na Roma Antiga, a forma de pagamento era realizada através do sal.