A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) é uma denominação reformada, portanto, crê que a Bíblia é a única regra de fé e prática, fonte de toda doutrina ensinada na igreja. ... Todavia, não pode o poder político interferir na igreja, seus sacramentos, cultos e ordens.
No Catolicismo e Protestantismo Na doutrina católica, a predestinação, além da perspectiva de Deus, baseia-se também na perspectiva de que o homem, sendo criado livre por Deus, tem a capacidade de aceitar ou rejeitar a graça divina da salvação.
O conceito da palavra destino é aonde vamos seguindo, depois que escolhermos o caminho a seguir. Já a predestinação, é para aonde iremos ir, automaticamente, quer a pessoa indo ou não. Logo, o correto a afirmar é: se existe a predestinação, não existe livre arbítrio.
Doutrina. A denominação possui uma confissão de fé própria. Porém, existem divergências doutrinárias entre os pastores da denominação quanto ao seu conteúdo, de forma que alguns afirmam que não houve amplo debate sobre o texto. A confissão adere a alguns elementos da Confissão de Fé de Westminster (CFW).
A primeira foi a Igreja Evangélica Brasileira, depois veio o pentecostalismo através da Congregação Cristã no Brasil, mais tarde os movimentos de renovação com a Igreja Presbiteriana Renovada e a Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil e movimento de avivamento como na Igreja Cristã Maranata.
As Igrejas Reformadas do Brasil subscrevem os Credos Ecumênicos (Credo dos Apóstolos, Credo Niceno, e Credo de Atanásio) e as Três Formas de Unidade (Confissão Belga, Catecismo de Heidelberg, e Cânones de Dort), fazendo assim parte das Igrejas Reformadas Continentais.
São três as principais doutrinas da Igreja reformada: as Igrejas luterana herdadas do pensamento de Lutero, as Igrejas calvinistas (reformadas, ou presbiterianas) e a Igreja anglicana.
O calvinismo (também chamado de Tradição Reformada, Fé Reformada ou Teologia Reformada) é tanto um movimento religioso protestante quanto um sistema teológico bíblico com raízes na Reforma Protestante, tendo o seu maior expoente no reformador francês João Calvino.
Como surgiram as igrejas protestantes?
Entre as religiões protestantes com maior número do adeptos nos Brasil está a Batista com 3,7 milhões, e as igrejas Presbiteriana e Adventista, ambas com 1,5 milhões de fiéis. Já entre as pentecostais e neopentecostais destaca-se a Assembleia de Deus com 12,3 seguidores.
O Protestantismo é uma vertente do cristianismo que surgiu após a Reforma Protestante. Liderada por Martinho Lutero, o movimento dividiu a Igreja Católica em três correntes distintas: o protestantismo, o catolicismo e a ortodoxia.
A Primeira Igreja Batista de Murray, Kentucky, ligada à Convenção Batista do Sul, envia o missionário americano Joseph F.
Martinho Lutero