Os coágulos sanguíneos são formados pela chamada cascata de coagulação que ativa uma série de proteínas que estão no sangue. Segundo Ana Catarina, os coágulos são constituídos de plaquetas, um dos componentes do sangue, e fibrina, uma proteína.
A vitamina K apresenta as seguintes funções no organismo: Catalisa, no fígado, a síntese dos fatores de coagulação do sangue; Participa na produção de protrombina que, combinada com o cálcio, ajuda a produzir o efeito coagulante do sangue; Contribui para a saúde dos ossos.
Contribui à saúde da pele e ao metabolismo do osso, promove a função apropriada do cérebro e impede doenças coração-relacionadas. Além disso, a vitamina K2 é importante no uso do corpo do cálcio ajudar a construir os ossos e a inibir a calcificação do vaso sanguíneo.
A suplementação de forma correta, nas doses indicadas e sob orientação de um médico ou nutricionista possui riscos mínimos de efeitos colaterais. Porém, grandes doses de vitamina k2 pode causar anemia hemolítica e icterícia em bebes.
Complementando a publicação anterior, mais um pouco sobre necessidades vitamina K2 e cálcio e suas fontes alimentares....Necessidades diárias de cálcio.